Com as compras para o dia dos namorados a todo vapor, a coordenadora do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Rolândia, Janaina Campaner Gibim, orienta os consumidores sobre como proceder na hora de adquirir os presentes.
Janaina explica que a primeira coisa a ser feita antes da compra é a pesquisa de preços em vários estabelecimentos, por causa da variação no valor de um mesmo produto. “A pesquisa é fundamental para qualquer compra”, afirma.
O próximo passo é estipular o valor que será gasto, para não fugir do orçamento planejado para o presente. Segundo a coordenadora, o ideal seria a compra à vista, por conta das promoções e descontos oferecidos pelos lojistas nesse tipo de pagamento. “Se for fazer compra parcelada, sempre pensar em parcelas que não comprometem o orçamento desse consumidor”, alerta.
Outra recomendação é para que o consumidor não compre apressadamente. “Para analisar o produto, ver se não tem nada que impeça de comprar um bom produto”, explica Janaina. É preciso verificar as condições externas do produto, se não tem furos, não está rasgado, quebrado ou danificado de alguma forma.
Se a compra for pela internet, a atenção é redobrada. “Não acreditar em ofertas que estiverem com o preço muito abaixo do que você pesquisou na rua e sempre verificar a reputação do site. Só sites confiáveis”, orienta a coordenadora. O consumidor também deve ficar atento em relação ao prazo de entrega e o valor do frete.
Janaina esclarece que não pode haver diferença no pagamento à vista para cartão e dinheiro. “Isso não existe. Se acontecer entre em contato com o Procon, que a gente vai averiguar”.
Serviço
Procon Rolândia
Endereço: Rua Monteiro Lobato, 563, Centro
Atendimento ao público: 9h às 11h45 e das 13 às 16h, de segunda a quinta-feira.
Na sexta-feira são atendidos apenas os processos agendados.
Telefone (43) 3906-1006