Rolândia quer municipalização da BR-369 ‘urbana’

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Infraestrutura
  6. /
  7. Rolândia quer municipalização da...

Conversas com o DNIT estão bem adiantadas; mudança pode trazer melhorias para o trânsito e para o desenvolvimento do município

A avenida Presidente Vargas é o trecho da BR-369 dentro de Rolândia

Rolândia quer municipalizar o trecho da BR-369 que passa pode dentro da cidade, também chamada de Pres. Vargas. De acordo com a Administração, o processo de municipalização está em fase avançada e representa um importante avanço para a gestão e o ordenamento do trânsito na cidade.


A iniciativa partiu do prefeito de Rolândia, Ailton Maistro (PL), e teve início no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) Regional de Londrina, onde os trâmites e análises técnicas receberam parecer favorável. O processo, então, seguiu para a Superintendência do DNIT em Curitiba, que deverá analisar e encaminhar a documentação para Brasília após 22 de abril.


A expectativa é que, dentro de 30 dias após essa análise, o decreto federal que oficializa a municipalização seja publicado. Essa medida trará inúmeros benefícios para a população rolandense. A principal mudança será a transferência da responsabilidade da via para o município, permitindo que a Prefeitura assuma o controle sobre a sinalização, fiscalização e demais ações relacionadas à segurança e fluidez do tráfego.


O secretário Zeca Salgueiro, por exemplo, aguarda essa municipalização com afinco, já com uma super rotatória no cruzamento da Presidente Vargas com a rua Santos, próximo a um posto de combustível. Esse local foi alvo de polêmicas dias atrás por uma suposta multa da Polícia Rolândia Federal em um motorista que cruzou a faixa contínua e entrou em Rolândia pela Interv. Manoel Ribas.


“Com a municipalização, a administração municipal terá maior autonomia para implementar melhorias, como faixas de pedestres, semáforos, redutores de velocidade e outras sinalizações necessárias, adequadas à realidade local”, explica Isaac Altino, secretário interino de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana de Rolândia. “Além disso, o município poderá reforçar a fiscalização e aplicar políticas públicas de mobilidade urbana mais eficazes, promovendo um trânsito mais seguro e organizado para motoristas, ciclistas e pedestres”, pontuou Isaac.


De acordo com a Administração, essa conquista representa um passo importante para o desenvolvimento de Rolândia, para uma melhor organização do trânsito e para a valorização da qualidade de vida dos seus moradores.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: