Prefeitura promove plantão de vacinação, atendimento odontológico e coleta de exames no sábado (26); todas as UBSs atendem das 08 às 14h

Para dar oportunidade para quem não pode ir a um serviço de saúde durante a semana, a Prefeitura de Cambé promove plantão de atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste sábado (26). Das 8h às 14h, os serviços de atendimento irão contar com vacinação, atendimento odontológico de pacientes agendados e coleta de exame preventivo para as mulheres.
Entre os serviços estão a atualização da caderneta de vacinação, vacina de dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e vacinas de influenza para grupos prioritários; coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero para mulheres; e atendimento odontológico para pacientes agendados. É só comparecer a UBS mais próxima com documento com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação.
A secretária municipal de Saúde Pública, Talita Bengozi, explicou que a vacinação e coleta do exame preventivo não precisam de agendamento. No entanto, para atendimentos odontológicos, caso não haja disponibilidade de procurar a Unidade durante a semana, é preciso deixar o nome em uma UBS, e as equipes irão agendar para algum sábado e comunicar sobre a consulta. O serviço é destinado para crianças e adultos.
Segundo a secretária, a ação se dá para dar a oportunidade para pessoas que não pode ir a uma UBS durante a semana cuidarem da sua saúde. “Então, a gente abre as Unidades aos sábados, um dia que muitas pessoas podem estar indo ao serviço, aquelas que não conseguem ir à de segunda a sexta, justamente para terem essa oportunidade de ir aos sábados. E isso se estende para mulheres para a coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero, pessoas que precisam se vacinar e atendimentos odontológicos”, disse.
Bengozi ainda ressaltou que Cambé segue com índices baixos de vacinação, principalmente entre as crianças, hoje a maior preocupação da Secretaria. Doenças que antes estavam erradicadas no Brasil como sarampo e febre amarela estão retornando, e é muito importante que os pais levem as crianças para atualizar a caderneta de vacina, mas que os adultos também utilizem essa oportunidade para colocar suas vacinas em dias.
“Cambé está com casos de Influenza, a famosa gripe, aumentando muito em crianças. E nesse período agora, quando começa o frio, esses casos de infecções respiratórias sobem muito. A gente sabe que as crianças e idosos são aqueles que mais ficam comprometidas com esses quadros. Por isso que a gente pede encarecidamente à população que levem as crianças de 6 meses até menores de 6 anos, todos os idosos e outros grupos também para se imunizar. A gente frisa bastante as crianças e os idosos por serem aqueles que mais se comprometem nesse momento com as infecções respiratórias. A gente já está vendo um grande aumento da procura na UPA, principalmente, por crianças com quadros respiratórios. Então, a gente aguarda a população neste sábado no nosso plantão da saúde”.