Inclusão do evento no Calendário de Eventos Turísticos do Estado teve parecer favorável do relator da CCJ da Alep, deputado Cobra Repórter

A tradicional e aguardada Festa Junina de Ibiporã pode fazer parte do Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná. Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na terça-feira (6), o deputado Cobra Repórter, relator do projeto de lei que pede a inclusão do evento no Calendário, do deputado Evandro Araújo, deu um parecer favorável.
“A Festa Junina de Ibiporã é um evento cultural importante, que movimenta a economia local, valoriza nossas tradições e reúne milhares de famílias todos os anos. É justo que ela tenha o devido reconhecimento oficial”, afirmou o deputado Cobra. Neste ano, a Festa Junina Municipal chega à sua será a 47ª edição e será realizada de 7 a 15 de junho, na Praça Pio XII, com o tema: Ibiporã + Junina.
A festa
As festas juninas de Ibiporã tiveram início dentro do Colégio Estadual Olavo Bilac, no início da carreira do professor Celio Semprebom. Como ele era professor de Educação Artística, a 7ª e 8ª séries tinham como conteúdo danças folclóricas e música. As apresentações tiveram início em 1976 e na sua primeira apresentação teve um público de três mil pessoas. O sucesso foi tão grande que houve a necessidade de se ter um espaço para os ensaios dos grupos e, para isso, foi criada uma comissão para arrecadação de fundos para a construção do salão nobre do Colégio.
A festa cresceu tanto que o ambiente interno da escola já não suportava as quase dez mil pessoas que por ela passavam nos dois dias de duração. Na época em que o professor Celio também era diretor da “Casa de Artes e Ofícios Paulo VI”, resolveu propor ao então prefeito Francisco Deliberador Neto, o “Chiquito”, o apoio para realizar esta festa em praça pública para que as entidades assistenciais e escolas pudessem angariar fundos para o fortalecimento de suas atividades e torná-la atrativo regional. Tornou-se, então, a 1ª festa de rua da região norte do Paraná.
O principal objetivo da festa organizada pela primeira vez em 1977, por iniciativa da Prefeitura, era resgatar o folclore junino e ao mesmo tempo desenvolver o espírito comunitário proporcionando maior integração entre as diversas organizações populares e assistenciais do município.
Na Festa Junina, eram realizados concursos para escolha da rainha da festa, escolha da barraca melhor caracterizada, brincadeiras como pau de sebo, corridas de saco e correio elegante. Dois quarteirões da avenida eram fechados para apresentações das quadrilhas de adultos e crianças e para o baile público.
Fonte: Compêndio Histórico de Ibiporã