Conferência, que acontece no Nanuk a partir das 13 horas, já escolhe os conselheiros da sociedade civil e os delegados que vão ao encontro estadual

Depois de algumas pré-conferências realizadas com a comunidade, Rolândia promove a sua 1° Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial nesta quinta-feira (13), a partir das 13 horas, no centro cultural Nanuk. Esse é o passo mais importante para que a cidade tenha, oficialmente e efetivamente, um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
A 1° Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e, no evento, importantes decisões já serão tomadas. “Já vamos escolher os conselheiros da sociedade civil e também os três delegados de Rolândia que irão participar da Conferência Estadual”, revelou Michele Pereira, secretária de Assistência Social.
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Rolândia terá 12 conselheiros titulares e 12 suplentes e será paritário. A sociedade civil terá 6 conselheiros (com 5 suplentes), mesmo número que será nomeado posteriormente pelo Poder Público.
Tentativa frustrada
Em 2016 e 2018, já houve uma tentativa de se criar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, mas o processo não andou, apesar do empenho de pessoas como o ex-vereador Maico Dida e o professor Fábio Amorim, entre outros idealizadores do órgão. Por entraves políticos e burocracia, a Conferência Municipal nunca chegou a ser realizada, apesar de ter sido marcada várias vezes.
Para se ter uma ideia, Rolândia teve a sua I Pré-Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em 13 de outubro de 2016.