Colheita, cultura e agroecologia se encontram na manhã deste domingo durante a 3ª Festa da Groselha na Fazenda Bimini

Neste domingo (18), a partir das 9 horas, começa a ª Festa da Groselha na Fazenda Bimini, que fica no KM 73 da PR-170, em São Martinho, distrito de Rolândia. O evento é um convite para quem quer viver um dia diferente, em contato com a natureza, aprendendo mais sobre o campo, a agroecologia e a importância de cuidar da terra.
A festa marca a época da colheita da groselha, planta cultivada sem venenos, no meio de uma agrofloresta cheia de diversidade e vida. Além de colher, os visitantes vão poder conhecer histórias, aprender com quem vive no campo e participar de atividades culturais. A entrada é livre e a contribuição é voluntária. O valor arrecadado será usado na gravação de um documentário sobre as diferentes formas de se viver e produzir no meio rural.
O ambientalista Daniel Steidle, da Fazenda Bimini, conta que o evento é uma oportunidade de juntar pessoas em um ambiente saudável. Ele destaca que as plantas da fazenda são fortes e não precisam de veneno, o que torna o lugar bom para a saúde e até mesmo terapêutico. “É uma experiência de amizade. Um grupo do CAPS 2 veio visitar e gostou tanto que alguns vão voltar com a família no domingo para colher a groselha”, relatou.
Antes da colheita, que começa às 10h, haverá um Encontro Cultural com mesas que trazem informações sobre agrofloresta, plantio direto, trabalhos da Embrapa e outras práticas ligadas ao campo. Também haverá espaço para brincadeiras, troca de ideias e muita convivência.
Várias pessoas da comunidade vão compartilhar saberes e receitas. “A Vovó Ruth vai ensinar como fazer chá de groselha. O Adrian, da Pousada Marabu, vai falar da geleia, já o Sérgio, do Deizinho do Vermelho, mostrará o picles de groselha, chamado Umê, além do Cuxá, feito com as folhas da planta”, comentou Daniel.
Prêmio Nobel pode ir
Há também a possibilidade de participação da professora Mariangela Hungria, da Universidade Estadual de Londrina, recentemente premiada com o World Food Prize 2025, conhecido como o Nobel da Agricultura. Mariangela é reconhecida pelos seus estudos sobre como melhorar o solo usando microrganismos, tornando a agricultura mais saudável e sustentável. “Ainda não está confirmada a sua presença no evento, mas a expectativa é grande, pois ela se animou com o convite”, pontuou Daniel.

A Festa da Groselha tem apoio da Associação Empresarial de Rolândia (ACIR). “Para quem quer participar, basta trazer cestinha, tesoura de poda, chapéu e um calçado firme. A ideia é simples: reunir pessoas para viver um dia leve, em contato com a natureza e com as boas histórias do campo”, convidou Daniel Steidle.