RelatĂłrio do MapBiomas aponta que 71% das localidades do Estado nĂŁo registraram alertas de supressĂŁo vegetal

Arapongas está entre os municĂpios do Paraná que apresentaram desmatamento ilegal zero da Mata Atlântica em 2024, de acordo com o RelatĂłrio Anual do Desmatamento (RAD) do MapBiomas, uma rede colaborativa de co-criadores formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia organizados por biomas e temas transversais. Segundo o estudo, divulgado no dia 15 de maio, 284 dos 399 municĂpios do Estado (71%) nĂŁo tiveram alertas de supressĂŁo vegetal identificados pela plataforma, uma iniciativa multi-institucional. Motivos a se comemorar no Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado na terça (27).
“A Mata Atlântica Ă© de suma importância, pois abrange uma diversidade biolĂłgica com mais de 20 mil espĂ©cies de vegetais, com interesse ecolĂłgico e cientĂfico, alĂ©m da riqueza da flora e fauna, contendo mamĂferos, aves, rĂ©pteis e anfĂbios, fora os mananciais”, destaca a secretária municipal de Agricultura, Serviços PĂşblicos e Meio Ambiente de Arapongas, Sandra Mendonça. “Quanto mais rica e diversa Ă© a biodiversidade, maior Ă© a capacidade de se adaptar Ă s interferĂŞncias do homem”.
“Arapongas está fazendo o seu papel: fundos de vales foram recuperados, informativos de travessia de animais na pista estão sendo instalados. Arapongas está no caminho certo da preservação com zero desmatamento de suas áreas de matas”, pontua Sandra.
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca destacou que o Paraná abriga atualmente a segunda maior área do bioma do PaĂs – cerca de 27% do territĂłrio Ă© coberto pela vegetação.
CRIME – A pessoa que praticar desmatamento ilegal está sujeito a penalidades administrativas previstas na Lei Federal nÂş 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto Federal nÂş 6.514/08 (Condutas Infracionais ao Meio Ambiente). O responsável tambĂ©m pode responder a processo por crime ambiental. O valor arrecadado com as infrações Ă© repassado integralmente ao Fundo Estadual do Meio Ambiente.
COMO AJUDAR – Denunciar Ă© a melhor maneira de contribuir para minimizar cada vez mais os crimes contra a flora e a fauna silvestres. O principal canal do BatalhĂŁo Ambiental Ă© o Disque-DenĂşncia 181.
Com dados da AEN-PR.