Exposição ‘Berço de Campeões: Ayrton Senna e o Kartódromo de Rolândia’ comemora os 50 anos da prova disputada pelo maior piloto brasileiro em Rolândia; lançamento da mostra é nesta sexta com exibição do documentário ‘O menino do kart 42’, de Marco Feltrin

O Museu Municipal inicia, oficialmente, a exposição ‘Berço de Campeões: Ayrton Senna e o Kartódromo de Rolândia’ na noite desta sexta-feira (18). A mostra revela a trajetória do kartismo em Rolândia e resgata a memória de um tempo em que a velocidade desses ‘carrinhos’ se dava em meio aos cafezais do Norte do Paraná. Mais do que isso, a exposição comemora os 50 anos da prova disputada por Ayrton Senna da Silva no kartódromo José Nicola Caliento, exatamente no dia 13 de julho de 1975.
O lançamento da exposição será aberto ao público e será exibido o premiado documentário de Marco Feltrin sobre a passagem de Ayrton Senna por Rolândia, O menino do kart 42. Nesse documentário, que pode ser visto no link https://www.youtube.com/watch?v=6EWMI0DSNF8, mostra Senna correndo a prova do Brasileiro de 1975 e ficando em segundo lugar, atrás de Mário Covas Netto (neto do ex-governador de São Paulo, Mário Covas).
O evento de abertura da exposição começa às 19 horas no Armazém Cultural, que faz seu ‘debut’ com a exibição do documentário de Senna. Em seguida será iniciada a visitação da exposição no Museu Municipal – os dois locais ficam no mesmo pátio, na avenida Presidente Vargas, ‘atrás’ da estátua Roland.
A exposição foca na criação e na importância do Kartódromo do Norte, o José Nicola Caliento, que tornou Rolândia uma referência nacional no kartismo, atraindo grandes nomes do automobilismo e sediando competições memoráveis. A história de Ayrton Senna deve ser a mais famosa delas.
A mostra foi idealizada pela secretária, licenciada, de Cultura e Turismo de Rolândia, Flávia Galbero, e pelo jornalista da Rede Massa/SBT, Marco Feltrin, produtor do documentário ‘O menino do kart 42’. A exposição conta com o apoio de Marcelo Facião, presidente do Kart Club do Café (KCC) e da equipe MF2 e de Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo.
A partir da segunda-feira (21), a exposição está aberta para a visitação. O Museu Municipal abre de segunda a sexta-feira, das 08 às 11 horas e das 13 às 16 horas.