Caminhada do Meio-dia em Combate ao Feminicídio foi realizada em Rolândia pela 1ª vez no ano passado; concentração começa às 11 horas em frente à Igreja Matriz São José e homens são bem-vindos para participar (e se conscientizar)

Nesta terça-feira, 22 de julho, Rolândia promove um ato simbólico e importante na luta contra o feminicídio. A cidade participa da 2ª Caminhada do Meio-Dia em Combate ao Feminicídio, que acontece em diversos municípios do Paraná, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, como parte da campanha ‘Paraná Unido no Combate ao Feminicídio’. A ação é promovida pela Diretoria das Políticas Públicas para as Mulheres, lotada na secretaria de Assistência Social.
A concentração para o evento em Rolândia será às 11 horas, em frente à Igreja Matriz, com a saída marcada para o meio-dia. O destino final da caminhada será a Praça Castelo Branco, onde as pessoas se reunirão para um momento de reflexão e mobilização.
“Esse horário foi escolhido porque é um momento simbólico da rotina feminina, quando muitas mulheres estão em casa cuidando dos filhos, no intervalo do trabalho ou próximas das pessoas que amam”, afirmou Viviane Vernillo, assistente social e membra da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
O 22 de julho foi estabelecido pela Lei 19873 como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, em memória de Tatiane Spitzner, advogada que foi vítima desse crime em Guarapuava. Desde então, a data se tornou um marco de conscientização e mobilização em todo o Paraná, com ações em diversas cidades, incluindo o município de Rolândia.
De acordo com as participantes, a caminhada será marcada por um espírito de união e comprometimento, sem perder o foco na mensagem de enfrentamento à violência contra a mulher. “Essa é a segunda edição da caminhada no município. O evento do ano passado foi um sucesso, e estamos com grandes expectativas para este ano.” afirmou Viviane.
A Polícia Militar acompanhará o trajeto, garantindo a segurança dos participantes. “Vamos tentar fazer um barulho pacífico”, disse Viviane, sobre a intenção de gerar visibilidade para a causa de forma respeitosa e impactante.
Além da caminhada, o evento contará com o apoio de carro de som, ajudando a ampliar o alcance e a visibilidade do movimento. Os organizadores convidam toda a comunidade a se juntar a esse importante ato, usando camisetas brancas, símbolo da luta pela vida das mulheres. “Convido todos a se juntarem a nós nesta caminhada de reflexão e mobilização. É um momento importante para reforçar o compromisso d a luta contra o feminicídio e pela vida das mulheres. Venham com a camiseta branca e participem desse movimento de paz e conscientização”, finalizou Viviane.