Inauguração do Complexo Aquático Presidente Neiva Puzzi Moser acontece nesta sexta com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais

A APAE de Rolândia inaugura, nesta sexta (8), o seu Complexo Aquático Presidente Neiva Puzzi Moser, um marco na história da inclusão no Paraná. A solenidade será às 13h30 na sede da instituição e, na ocasião, será inaugurada também a 1ª escola de natação voltada exclusivamente para pessoas com deficiência dentro de uma APAE no estado do Paraná, com atendimento totalmente gratuito. “Essa conquista reafirma o protagonismo das APAEs no avanço da inclusão, do desenvolvimento humano e da cidadania”, pontua Eduardo Gazzi, presidente da APAE de Rolândia e coordenador regional das APAEs da região de Londrina.
Entre as autoridades confirmadas no evento, estão o senador Flávio Arns, referência nacional na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Alexandre Botareli, presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAES-PR), Neusa de Sá, representante da Federação Nacional das APAEs (FENAPAES), Eduardo Gazzi, presidente da APAE de Rolândia e coordenador regional das APAEs da região de Londrina. Também confirmaram presença deputados estaduais e federais engajados na causa da inclusão.
A cerimônia de ‘inaugurações’ será realizada na quadra da APAE de Rolândia, seguida de visita guiada ao novo Complexo Aquático. O Complexo faz homenagem à eterna presidente Neiva Puzzi Moser, responsável por mais de duas décadas de dedicação à causa apaeana. A APAE de Rolândia está localizada na rua Santa Catarina 459.
Antes da inauguração, haverá um espaço para entrevistas com as autoridades para esclarecimentos sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que tramita no STF, que está gerando preocupação nas famílias e nas APAEs paranaenses.
O Complexo Aquático
A construção do Complexo Aquático da APAE de Rolândia teve início em maio de 2024 e é um importante avanço no atendimento às pessoas com deficiência no município e na região. O projeto foi viabilizado com recursos próprios da instituição, doações da comunidade, recursos federais do FUNDEB e por meio de emenda parlamentar, destinada para aquisição de equipamentos.
A APAE ainda recebeu, com gratidão, a doação de um dos aquecedores da AVOCAR, parceira da instituição. O Complexo conta com duas piscinas: uma piscina maior (18 m x 7 m), e outra menor (6 m x 4 m).
Cada uma tem uma finalidade bem definida. A piscina menor foi projetada exclusivamente para sessões de hidroterapia individualizada, já com fisioterapeuta contratada. A piscina maior é destinada às aulas regulares de natação, oferecidas duas vezes por semana no contraturno escolar, conduzidas por um professor qualificado.
Um grande diferencial do Complexo está na adoção de equipamentos modernos, como o sistema de aquecimento elétrico operado por aplicativo, garantindo controle preciso da temperatura da água. As piscinas utilizam tratamento com sal, substituindo o uso de cloro convencional, o que proporciona mais conforto e segurança para os alunos, especialmente os que têm sensibilidade na pele ou dificuldades respiratórias.
Esse projeto faz da APAE de Rolândia a 1ª do Paraná a oferecer esse serviço com essa estrutura. É uma conquista significativa que vai além do atendimento especializado — promove o desenvolvimento motor, o fortalecimento pulmonar e a melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos.
Com o apoio da comunidade e de parceiros comprometidos, a APAE segue inovando para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e inclusivo.