Comitiva paranaense se reúne com ministro Edson Fachin para tratar da ADI e defender escolas especializadas

Na quarta-feira (13), uma comitiva do Paraná esteve em Brasília para uma importante reunião no Supremo Tribunal Federal (STF). Tendo como pauta central a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que ameaça o funcionamento das escolas especializadas, o encontro foi com o ministro Edson Fachin, recém-eleito presidente do STF.
A comitiva paranaense foi formada por Eduardo Gazzi, conselheiro da Federação Estadual e presidente da APAE de Rolândia, Maíra Oliveira, chefe do Departamento de Inclusão da Secretaria de Estado da Educação, representando o Governo do Paraná. Também estavam o deputado estadual Pedro Paulo Bazana, a deputada federal Luísa Canziani — responsável pela articulação da agenda com o ministro — e Alexandre Botareli, presidente da Federação Estadual.
Durante a reunião, o ministro Fachin demonstrou grande receptividade ao tema, fez diversas perguntas e ouviu atentamente todas as colocações. Segundo os presentes, todas as respostas foram prestadas de forma técnica e esclarecedora, o que deixou o ministro satisfeito com as informações apresentadas.
De acordo com os representantes, o encontro representou o maior avanço até agora na luta em defesa das escolas especializadas, que desempenham papel fundamental na inclusão e no atendimento de pessoas com deficiência. “Saímos confiantes de que demos um passo para garantir que essas instituições continuem prestando um serviço de excelência e essencial para milhares de famílias em todo o país”, destacou Eduardo Gazzi.