São Rafael faz parceria importante com o Hospital Oswaldo Cruz

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. São Rafael faz parceria...

Hospital rolandense foi selecionado para participar do projeto Lean nas Emergências em parceria com um dos hospitais-referência do Brasil

O Hospital São Rafael, de Rolândia, foi selecionado para o projeto Lean nas Emergências, que busca melhorar a gestão, reduzir tempo de espera e garantir mais satisfação aos pacientes e seus acompanhantes. Como parceiro no Lean, o São Rafael terá o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos hospitais-referência do Brasil ao lado Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, entre pouquíssimos outros. Essa iniciativa já apresentou resultados positivos em mais de 120 hospitais pelo país, reduzindo em até 36% da superlotação.


Essa parceria é feita através do PROADI-SUS, um programa público-privado, através do qual os hospitais de referência (como o Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entre outros) investem recursos próprios no sistema de saúde. “Esse é um programa que sempre buscamos participar, nos candidatando para fazer parte dele. E nos veio uma demanda livre do Oswaldo Cruz, que nos selecionou por causa do nosso ótimo relacionamento com o SUS”, explica Edson Martins, diretor-financeiro do São Rafael.


Em junho deste ano foi feita uma reunião de apresentação do programa e, em julho, foi feita a assinatura do termo de compromisso entre as duas entidades. “Agora falta apenas a assinatura da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para começarmos essa parceria, que deve ser neste ano ainda”, ressaltou Paulo Boçois, diretor do São Rafael. Para se ter uma ideia do ‘tamanho’ disso, no Paraná, apenas o Hospital São Rafael e a Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel) foram selecionados para o PROADI-SUS.

Como será
Equipes do Oswaldo Cruz virão para Rolândia e farão um diagnóstico de tudo o que o São Rafael está fazendo na urgência e emergência. “O Lean é feito na indústria, mas também se replicou na área de saúde. Eles vão focar na nossa urgência e emergência, pois devem ter visto o nosso grande volume que temos”, pontuou Paulo. Sobre isso, o São Rafael partiu de 3,5 mil atendimentos por mês para mais de 6 mil – em agosto foram 6.286 atendimentos, um recorde em Rolândia na história do hospital.


A equipe do Hospital Oswaldo Cruz, depois do diagnóstico, vai dar as ferramentas para fazer um atendimento mais urgente e mais prioritário. “Eles vão focar em sobre o que teremos que fazer para reduzir o tempo de atendimento e ter mais eficiência nossa casos mais urgentes. Serão dois anos de parceria e cerca de 10 visitas, algumas presenciais e outras à distância”, revelou Edson. Esse programa é eficiente, como mostram os números apresentados: um mínimo de 40% na redução do tempo de atendimento na emergência.


Os principais resultados da implementação do Lean nas Emergências do Ministério da Saúde incluem a redução da superlotação, a diminuição do tempo de espera, o aumento do giro de leitos, a melhoria da qualidade e segurança do atendimento, a otimização de recursos humanos e materiais, e o consequente aumento da satisfação dos pacientes e profissionais. Em outros casos, houve reduções significativas nos Nedocs (pacientes que procuram a emergência e não encontram atendimento médico devido à lotação), alcançando mais de 40% em alguns períodos, como aponta a PROADI.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: