Prefeitura e Instituto Momesso: parceria e desenvolvimento

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Prefeitura e Instituto Momesso:...

Assinatura do termo de cooperação técnica foi realizada na terça-feira (9), no gabinete do prefeito José Maria

O prefeito José Maria (à esq.) e Orandi Momesso (assinando)

Administração Municipal assinou, na terça (9), um termo de cooperação técnica com o Instituto Luciano Momesso no gabinete do prefeito. O Instituto é responsável pelo Parque Geminiani Momesso, museu a céu aberto previsto para ser inaugurado em 2026 em Ibiporã e reúne, em 56 alqueires, centenas de obras e esculturas de renomados artistas brasileiros. O acordo estabelece os termos e condições para a cooperação técnica e institucional entre o município e o instituto e compreende ações conjuntas nas áreas cultural, educacional, ambiental, social, de infraestrutura, de segurança, de turismo e de desenvolvimento econômico.


O prefeito José Maria agradeceu o fato de Orandi Momesso, fundador do parque, empresário, colecionador e incentivador das artes, ter escolhido Ibiporã. O chefe do Executivo Municipal reforçou que a Administração Municipal estará de portas abertas para dialogar sobre futuros projetos e parcerias. “Faremos tudo o que estiver na alçada do poder público e financeiro. É um momento ímpar do nosso desenvolvimento, unindo bem-estar social com sustentabilidade e alto nível de cultura”, pontuou.


Segundo o gestor de Ibiporã, o museu representa a 2ª maior onda de desenvolvimento dos últimos três decênios na cidade. “A 1ª foi a industrialização de Ibiporã. Agora, com o museu, vamos nos planejar para que possamos atrair e reter os turistas, com gastronomia, hotéis e atrações na cidade”, enfatizou José Maria.


Em seu discurso, Momesso explicou que escolha por Ibiporã deve-se ao fato de que, em sua trajetória, visitou, em diversas ocasiões, uma de suas irmãs que se mudou para a cidade. “Minha ligação com Ibiporã é de muito tempo. Criei carinho e decidi que devia ser aqui. Agora, com o museu, vamos atrair visitantes do mundo inteiro”, prevê.


O grande diferencial do museu, segundo Momesso, é a qualidade do acervo e da própria proposta do local. “Temos Tarsila, Volpi, di Cavalcanti… Urnas funerárias pré-Cabral, 500 itens de obras indígenas… Temos um panorama da arte brasileira. Há vários museus em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas nenhum deles é voltado exclusivamente para a arte brasileira, como será o Parque Geminiani Momesso”, comenta.


Para a vice-prefeita Mari de Sá, o projeto de Momesso é a comunhão da arte, do conhecimento, da cultura e da educação. “Ibiporã, o Paraná, o Brasil e o mundo ganharam um enorme presente”, avalia. A primeira-dama de Ibiporã e presidente de honra da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Eliana Eik Borges, agradeceu a Momesso: “É tanto orgulho, alegria e felicidade, que nem consigo manifestar. Estou muito feliz e grata.”


A secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Masson, parabenizou a iniciativa do colecionador de artes e afirmou que este 9 de setembro é um dia histórico: “O parque para nós é extraordinário pelas obras, pelos artistas e pela sua própria vida, Orandi”.


Para o presidente da Câmara, Rafael Eik Ferreira, o parque “coloca Ibiporã em outro patamar… Já temos uma visibilidade grande, graças ao prefeito, e agora chegaremos a níveis nacional e internacional”.


A bióloga Gabriela da Mota, que, contratada por Momesso, atuou no projeto do parque, elogiou a generosidade do colecionador de artes e do prefeito.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Rolândia e Arapongas terão desfile cívico

Ibiporã, Cambé e Jaguapitã terão apresentações; JR transmite desfile de Rolândia Das seis cidades em que a edição impressa do JR circula – Ibiporã, Cambé,