Missa celebrou e oficializou o novo status de uma das capelas mais ‘charmosas’ e importantes de Rolândia

Na noite da quarta-feira (17), uma missa marcou oficialmente a Capela São Rafael, na zona rural de Rolândia como Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná. Celebrada pelo padre Romão, da paróquia São José, e promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com a comunidade católica local, a missa deixou a capela lotada. O evento também homenageou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que lutou para que a Capela tivesse esse reconhecimento.
A Capela São Rafael, em Rolândia, foi oficialmente declarada patrimônio histórico e cultural do Estado do Paraná pela Lei nº 11.923/2025. A lei foi sancionada pelo governador Ratinho Junior, a partir de projeto de lei do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), em julho. A proposta partiu de uma sugestão de Maria Luiza Müller, importante defensora da cultura local, que ressaltou o valor da capela como símbolo da fé e da herança dos imigrantes alemães na formação da cidade e da região.
“Vocês não têm de me agradecer, pois esse reconhecimento é fruto da própria comunidade da Capela São Rafael. Se precisarem de mim, estou sempre à disposição”, afirmou o deputado Cobra. Quem também fez questão de agradecer ao deputado foi o prefeito Ailton Maistro, que lembrou do grande trabalho que Cobra tem feito por Rolândia, numa parceria para cuidar da cidade.

