Câmara concedeu o importante título a Paulo Tsuchiya, a Alberto Matos de Araújo e a Elcio Azevedo Pinto

A Câmara Municipal de Ibiporã, em discussão e votação única, aprovou por unanimidade, o título de Cidadão Honorário a Paulo Tsuchiya, Alberto Matos de Araújo e Elcio Azevedo Pinto. As homenagens foram aprovadas durante a sessão de segunda-feira (15) e agora seguem para a sanção do prefeito José Maria (PSD).
O Título ao médico Paulo Tsuchiya foi proposto pelo do vereador Dieguinho da Furgão (PSD). A homenagem faz jus a uma trajetória dedicada à saúde pública, à prevenção e ao cuidado integral das famílias. Natural de Londrina (1962), Paulo Tsuchiya é filho de imigrante japonês da Província de Shizuoka e de Rosa, paranaense. Ingressou em Medicina na UEL em 1982 e se formou em 1987. Iniciou a carreira na rede pública de Cambé (cinco anos) e consolidou-se na atenção básica e medicina de família, com mais de 34 anos de serviços à prefeitura de Ibiporã e 30 anos à de Londrina.
Já o Título de Cidadão a Alberto Matos de Araújo, pelos serviços prestados ao município, foi proposta pelo vereador Augusto Semprebon (Solidariedade). Alberto atuou por mais de 30 anos no setor de supermercados e também investiu no mercado imobiliário, contribuindo para a geração de empregos e apoiando atividades esportivas e artísticas na comunidade.
Entre as ações sociais, destacam-se doações ao Hospital Cristo Rei e ao Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi), além do amparo a famílias em vulnerabilidade. Mesmo após o incêndio que levou ao encerramento do Supermercado Montana, em 2022, manteve atividades no segmento de materiais elétricos, demonstrando resiliência, inovação e compromisso com o desenvolvimento local.
O parlamentar Augusto Semprebon também propôs o Título de Cidadão a Elcio Azevedo Pinto, por sua cidadania ativa e compromisso com o bem comum, sintetizando décadas de trabalho voluntário. Elcio construiu trajetória marcada por fé, trabalho e solidariedade. Entre suas contribuições à comunidade estão o apoio a obras e serviços comunitários; a participação em campanhas solidárias para hospitais e asilos; o voluntariado em Ibiporã, a partir de 2024. É reconhecido pela conduta ética, sensibilidade social e discrição no servir, mantendo ações de impacto sem busca por reconhecimento.
Após a sanção do prefeito José Maria, a Câmara de Ibiporã irá programar a solenidade de outorga do título aos três homenageados, conforme o protocolo cerimonial do Legislativo Municipal.