Alunos do curso técnico em Agronegócio do Colégio Alexandre Chiarelli finalizam projeto com mapa físico e digital que valoriza os atrativos do campo e fortalece o empreendedorismo local

Após meses de pesquisa, entrevistas e trabalho em equipe, os alunos do 3º ano do curso técnico em Agronegócio do Colégio E.C.M. Alexandre Chiarelli, em Rolândia (PR), concluíram a entrega de um dos principais produtos do projeto ‘Turismo Rural: Oportunidades para Empreender’: um mapa turístico da área rural do município em versão física e digital. A criação e a confecção do Mapa do Circuito de Turismo Rural – Agrotech Tour Pé Vermelho de Rolândia foram realizadas pelo professor Cleber Toledo com auxílio da professora Dalila Peres e colaboração dos professores Bruno Henrique e Adriana Miskalo.
O mapa turístico tem como objetivo valorizar o turismo rural local, incentivar o empreendedorismo e aproximar a comunidade escolar das riquezas culturais e naturais da região.
A construção do mapa foi feita a partir de um processo minucioso, que começou com a identificação de pontos turísticos no meio rural. Os alunos realizaram entrevistas presenciais em locais como a Fazenda Bimini, a Chácara Marabu, o Museu Municipal, plantações como os Morangos Navarros, festas tradicionais como a Festa dos Embutidos e a Erntedankfest (Festa de Ação de Graças pela Colheita), entre outras.
Segundo a profa. Adriana, os critérios para a inclusão dos pontos no mapa foram baseados na disponibilidade de agenda e autorização dos empreendedores, bem como no alinhamento com a proposta de valorização do turismo rural.
“Nosso foco sempre foi mostrar o que representa de fato o turismo rural, e não apenas os locais conhecidos. Por isso, mesmo que alguns pontos tradicionais da cidade não estejam no meio rural, foram incluídos por ter conexão direta com o circuito, como é o caso da paróquia do centro, de onde saem os passeios de cicloturismo”, explica.
Para o desenvolvimento visual do mapa, os alunos usaram como o Google Maps, referências urbanas já existentes e também tecnologias gratuitas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para realizar a coloração e inserção de ícones ilustrativos.
A professora Dalila Peres destaca que, além do conteúdo turístico, o projeto promoveu impactos reais para os empreendedores envolvidos. “Todos os lugares que entrevistamos falaram sobre suas dificuldades, como falta de estrutura e visibilidade. O projeto trouxe essa exposição positiva para eles, ao mesmo tempo em que proporcionou aos alunos e suas famílias o conhecimento de locais que antes nem sabiam que existiam”, comentou.
O mapa será apresentado oficialmente em dois momentos importantes: durante a 3ª Feira de Profissões, Inovação e Empreendedorismo, no dia 7 de outubro, das 8h às 12h, no Clube Concórdia, em Rolândia; e novamente no tradicional Dia de Campo, que será realizado no colégio no dia 19 de novembro.
Os eventos vão contar com a exposição do material impresso em banners, além da distribuição de folders informativos aos parceiros e visitantes. A versão digital do mapa também está prevista para ser lançada em breve. Os alunos estão desenvolvendo um site com informações turísticas de Rolândia, onde o mapa interativo será disponibilizado ao público.
A proposta é facilitar o acesso dos visitantes aos pontos de interesse, rotas e eventos relacionados ao turismo rural. Segundo a professora Adriana, o site estará pronto no 2º semestre de 2025, com lançamento oficial também previsto para o Dia de Campo.
“Fomos muito bem recebidos pelos empresários, com carinho e apoio. O Conselho de Turismo Rural, a ACIR e o Sindicato Rural também abriram portas e nos ajudaram bastante nesse processo. Só temos a agradecer”, finaliza a professora.
Quem quiser mais detalhes das ações que são feitas pelos alunos, basta seguir o perfil (@colegio_chiarelli) no Instagram.