Multivacinação começa nesta segunda-feia (6), segue até 31 de outubro e tem dia seu D no dia 18; saiba onde se imunizar no município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Ibiporã inicia a campanha nacional de multivacinação nesta segunda-feira (6), com previsão de término no dia 31. A ação pretende atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses, 29 dias), elevando a proteção deste público contra doenças imunopreveníveis.
Orientada pelo Ministério da Saúde, a campanha ocorre em todos os municípios brasileiros e tem como foco recuperar não vacinados e completar esquemas de vacinação, atualizando a caderneta das crianças e adolescentes, conforme o Calendário de Nacional de Vacinação.
Durante o período, também haverá intensificação de vacina de tríplice virial, febre amarela e sarampo voltada para crianças, jovens e adultos de até 59 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde, e imunização contra HPV para a população de 15 a 19 anos (para quem não recebeu nenhuma dose).
Em Ibiporã, a imunização ocorre em todas as UBSs do município e no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin. A campanha contempla as 19 vacinas previstas no calendário nacional para todos os públicos. Além de vacinas contra a covid-19, dengue e influenza, estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para os adolescentes, haverá vacinação para HPV, febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada). Para se imunizar é preciso apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento original com foto e carteira de vacina.
Em Ibiporã, a cobertura vacinal para crianças menores de um ano de idade alcançou 84,31% no 2º quadrimestre, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. No entanto, tal como em outras cidades do País, a vacina da febre amarela ainda está abaixo da média, com 64% da cobertura.
A população que não puder se imunizar durante a semana pode aproveitar o Dia D, sábado (18), com imunização na Praça Pio XII, nas UBSs (com exceção da UBS Mauro José Pierro/Taquara do Reino) e no Centro de Saúde.
Locais
Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin: 8h às 19h;
UBS Dr. Mauro Fel Figueiras (San Rafael): 8h às 18h;
UBS La Fontaine Corrêa da Costa: 8h às 17h;
UBSs Olemário Mendes Borges (Jonh Kennedy) e Pref. Mauro José Pierro (Taquara do Reino): 8h às 15h;
UBSs Dr. Antonio Carlos Gomes (Serraia), Dr. Wilson Costas Funfas (Vila Esperança), Orlando Pelisson (Bom Pastor) e José Silva Sá (Pérola): 8h às 16h.
DIA D (18)
Praça Pio XII: 9h às 15h;
UBS Olemário M. Borges (John Kennedy): 8h às 13h;
Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin e demais UBSs: 8h às 16h; UBS Mauro José Pierro: fechada