Covid em Rolândia: 65 casos e dois óbitos em setembro

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Covid em Rolândia: 65...

Cidade já soma 148 casos da doença e 11 mortes em 2025; vacinação de crianças de 0 a 5 anos é de apenas 3,7%

O município de Rolândia passou por um aumento expressivo nos registros de Covid-19 em setembro. Foram 65 casos confirmados no mês, dos quais 13 em crianças, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Desde janeiro, já são 148 casos notificados em 2025 no município. Além do avanço de casos, setembro também foi marcado por duas mortes de idosos com mais de 80 anos. No total, o município soma 11 óbitos neste ano, incluindo a morte de uma criança de apenas 8 meses que não havia recebido a vacina.

Vacinação em baixa
A secretária de Saúde, Érika Ludwig, e a gerente da Vigilância Epidemiológica, Tathyana Gerdulli, destacam que a situação é ainda mais preocupante diante da baixa adesão à vacinação infantil contra a Covid. Em Rolândia, a cobertura vacinal de crianças de 0 a 5 anos está em apenas 3,7%, o que equivale a cerca de 300 doses aplicadas, quando a meta seria de aproximadamente 6.170 crianças. “Sem atingir esses números, não conseguimos alcançar a chamada imunidade de rebanho. E isso significa mais risco de circulação do vírus e maior chance de agravamento nos extremos de idade: idosos e crianças pequenas”, explicou Érika.


Embora muitas vezes não apresentem sintomas graves, as crianças podem se tornar importantes vetores de transmissão do vírus. “Elas frequentam escolas, parques, brincam com outras crianças e depois retornam ao convívio familiar, e muitas vezes têm contato com avós e idosos. Se não estão vacinadas, acabam levando o vírus para dentro de casa”, alertou Ludwig.

Campanha
Vale lembrar que Rolândia participa durante todo o mês de outubro da campanha nacional de multivacinação, que inclui a aplicação da vacina contra a Covid em crianças, adolescentes, adultos e idosos. O Dia D será em 18 de outubro, das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde do município. “Também haverá coleta de preventivo e solicitação de mamografias, em parceria com o Outubro Rosa”, informou Tathyana.


As autoridades reforçam que a vacina contra a Covid já integra o Programa Nacional de Imunização (PNI). O esquema vacinal para crianças prevê três doses, iniciadas a partir dos 6 meses de idade. Segundo Tathyana, não há registro de eventos adversos graves em Rolândia. “A vacina contra a Covid é tão segura quanto outras já aplicadas rotineiramente. O que pode ocorrer são reações leves, como dor no braço ou febre baixa. Mas a proteção contra casos graves e mortes é incomparavelmente maior”, destacou.


Érika Ludwig pontua que, durante a pandemia, houve grande mobilização social pela vacina, e agora o desafio é conscientizar os pais sobre a importância de completar o esquema vacinal dos filhos. “Durante a pandemia, as pessoas brigavam para se vacinar, iam até as unidades de saúde exigindo a vacina. Hoje, nós temos o imunizante disponível, mas estamos nesse cenário de falta de adesão”, destacou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

JR apresenta: Falando sobre Menopausa

A menopausa é uma fase natural da vida, mas que ainda carrega muitas dúvidas, inseguranças e até tabus. Pensando nisso, o Grupo JR Comunicação está