Lavouras inteiras perdidas, animais mortos, avarias em silos e casas: prejuízos para a agricultura rolandense

As chuvas e os ventos fortes, além da queda do granizo, do final de semana passado, trouxeram bastante prejuízos à zona rural, principalmente na área dos distritos de São Martinho e Nossa Senhora Aparecida (Bartira), em Rolândia. Plantações que estavam germinando foram ‘literalmente’ varridas pelas águas e pelas pedras de gelo, que também fez avarias, ajudadas pelo vento forte, em casas e barracões. Há relato de animais como galinha e gatos mortos por causados temporais de sábado e domingo.
Uma família que mora na região da Arcol, e que não foi afetada, falou sobre a outra propriedade que eles possuem perto do Km 10. “A nossa propriedade daquela região de São Martinho teve perda de 100% no que foi plantado, que era soja”, revelou Sandra Trevizan. Ainda de acordo com Sandra, a soja (13 alqueires plantados) tinha acabado de nascer nessa propriedade, mas sumiu tudo com a chuva de pedra de granizo.
Em outra propriedade, também na região próxima ao distrito de São Martinho, a perda foi grande. “Acabou tudo, não ficou nem um pezinho de planta em nosso sítio”, explica Rosi Meire Vicente Sartori. Esse sítio de 11 alqueires tinha soja plantada, mas acabou.

Em um outro sítio, também naquela região, houve morte de animais de aves e de gatos por causa, principalmente, da chuva de granizo. As hortaliças também foram destruídas pelo temporal do final de semana que passou pela região de Rolândia. A Cooperativa Integrada, que fica em São Martinho, teve um galpão destruído, e os pés de café da propriedade rural dos Navarros, conhecidos por causa de seus morangos, foram totalmente ‘depenados’ pelo granizo.
“Realmente sofremos bastante com essas chuvas de pedra de granizo”, explicou José Luiz Kolarovic, que tem propriedades próximo à fazenda Bimini, na PR-170. “Foram cerca de 130 milímetros de chuva pesada e 20 minutos de chuva de pedra”, relembra. O agricultor acredita que foram cerca de 45 alqueires que terão que ser replantados.
Na região do Barreiro, também foi bastante afetada pelos temporais do final de semana: chiqueiros e galinheiros, cobertos por telha de ‘eternit’, tiveram sua cobertura bastante danificadas pelo granizo.
Repasse do Estado
Na manhã desta segunda-feira (3), o governador do Paraná, Ratinho Júnior, autorizou o repasse de R$ 50 milhões do Tesouro Estadual ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). Essa medida garante apoio imediato às cidades paranaenses atingidas pelos temporais do fim de semana passado.
O governador explicou, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, que as ações se concentram nos 38 municípios mais atingidos. Até sesta segunda (3), 13 cidades já haviam se manifestado que enviariam ao Estado pedidos para decretar situação de emergência. Essa medida permite acesso mais fácil a recursos e facilidade de contratações emergenciais de obras e serviços essenciais.
								
				
								
								


