Só Jesus!

Por Humberto Xavier Rodrigues

Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. João 14:20.

A vida cristã pode ser explicada a partir de duas expressões ancoradas semanticamente nas preposições em e com – “com” Cristo e Cristo “em” nós. Os estudiosos da palavra de Deus, afirmam que, possivelmente, toda a experiência cristã pode estar representada nestas preposições “em” e “com”.


Na palavra de Deus, as preposições “em” e “com” são exemplificadas nos seguintes enunciados: “E, assim, se alguém está “em” Cristo, é nova criatura; Nós somos co-herdeiros “com” Cristo; se sofrermos “com” Ele, “com” Ele seremos glorificados”.


Quanto ao emprego da preposição “em”, é de fundamental importância observar o duplo movimento que esta partícula indica, a saber: “Cristo em nós e nós em Cristo”. O fundamento contido nesta expressão nos foi dado pelo nosso Senhor Jesus: permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. João 15:4. Nesta afirmação encontramos o segredo que descortina e defini a vida cristã.


O apóstolo Paulo definiu o cristão como aquele que está em Cristo: Conheço um homem “em” Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe). II Coríntios 12:2.


Portanto, a verdade que Paulo declara é que: a vida cristã nada mais é do que, a vida de um homem “em Cristo”. Apontando para a nossa “união com Cristo” – vemos isto na atração que Jesus mesmo exerceu ao ser levantado da terra, naquela Cruz: E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. João 12:32.


Nesta atração fomos identificados com Cristo em Sua morte e em Sua ressurreição. Mas, este fato, só se torna real no coração do homem quando recebido pela fé. Porque, palavra de Deus mais fé, é igual a experiência.


A “vida” de qualquer pessoa se inicia neste mundo pelo nascimento físico. Para entrarmos no mundo de Deus precisamos “nascer de novo” no espírito. Todos os que nascem neste mundo, nascem sem a vida de Deus, desprovidos da presença de Deus no seu íntimo.


Por isso, há um vazio no homem do tamanho de Deus, que só Jesus pode preencher. Isto foi possível quando Jesus ressuscitou. Ele nos atrai, nessa atração fomos unidos em Sua morte e em Sua ressurreição. E, pela fé, podemos confessar que morremos e ressuscitamos juntamente com Cristo. Que assim seja!!!

Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.

Foto de Humberto Xavier

Humberto Xavier

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Religião

Levando o corpo a morrer

Por Humberto Xavier Rodrigues Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém no desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre

Cultura

Regravações melhores que as originais

Por Samuel M. Bertoco Regravações melhores que as originais – Por que parte 1? Porque tive essa ideia e quando fui buscar achei muiiitasss, então

Cultura

A Hora do Mal – Halloween atrasado

Por Samuel M. Bertoco Tinha guardado pra falar desse filme no Halloween, mas eu esqueci, então vai de semaninha seguinte. A Hora do Mal é