Bairro mais antigo da cidade terá um moderno CRAS, CMEI e UBS novÃssima; ‘Dia da Saguaragi’ já entrou para o calendário municipal

A Vila Oliveira é o bairro mais antigo de Rolândia e, apesar disso, muitas vezes parece ter sido esquecido pelas administrações – basta dizer que o bairro não tem CMEI e as crianças que moram lá tem de ir para outros locais. Mas as últimas notÃcias divulgadas pela prefeitura colocam o bairro em destaque para a ser ‘bola da vez’ com obras – esse clima já começou em 2025 com o ‘Dia da Saguaragi’, em que a Associação Empresarial de Rolândia (ACIR) promoveu a rua mais importante da Vila.
Novo e moderno CRAS
Na segunda-feira (10), em Curitiba, o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, e a secretária de Assistência Social, Michele Pereira, anunciaram a construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Maistro e Michela participaram do anúncio, por parte do Governo do Paraná, da liberação de R$ 1,2 milhão a obra.
A nova unidade, conquistada com a indicação do deputado estadual Cobra Repórter, será a sede do CRAS Prof. Arnaldo Garcia, da Vila Oliveira, que hoje atende em imóvel alugado. A liberação dos recursos foi assinada pelo secretário estadual do Desenvolvimento Social e FamÃlia, Rogério Carboni, velho conhecido dos rolandenses. A previsão é iniciar a construção em 2026.
De acordo com a administração, Rolândia foi contemplada porque apresenta regularidade documental junto ao Conselho, Plano e Fundo da Assistência Social. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS). O CRAS acolhe famÃlias, promove atividades socioeducativas, encaminha para programas de transferência de renda e acompanha casos de vulnerabilidade.

CMEI: estudando em ‘casa’
Apesar de ser o bairro mais antigo de Rolândia, que completa 82 anos de emancipação polÃtica em 2026, a Vila Oliveira não tem um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Isso quer dizer que as crianças ‘vilaoliveirenses’ precisam estudar em CMEIs de outros bairros. A administração vai mudar isso.
Isso porque a prefeitura comprou, com recursos próprios, um terreno na rua Urânio, entre as ruas Tupi e Topázio. Esse local será para o CMEI da Vila Oliveira, que abrigará as crianças do bairro, primeiramente. Nesta semana, o prefeito Ailton Maistro e a secretária de Educação, Leise Moraes, visitaram o local, já vislumbrando o futuro CMEI. Mais detalhes sobre essa construção devem ser divulgados em breve pela Administração e pela Educação.
BS nova iniciada
No dia 11 de setembro, a secretaria de Planejamento iniciou a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Oliveira. Isso depois da demolição do prédio em que funcionava o CRAS do bairro, na rua Saguaragi 515. A nova UBS da Vila custa cerca de R$ 3 milhões, e será do porte III, que possui estrutura e equipe para atender um número maior de pessoas e oferecer serviços mais amplos em comparação com as UBSs de portes menores.
A futura UBS vai contar com três equipes de atenção básica, incluindo equipes de Saúde da FamÃlia, Saúde Bucal e equipes multiprofissionais, permitindo uma maior abrangência e complexidade nos atendimentos. A previsão é concluir o empreendimento no segundo semestre de 2026.

Dia da Saguaragi
No dia 16 de agosto, a Associação Empresarial de Rolândia promoveu a 1ª edição do ‘Dia da Saguaragi’, um evento pensado para valorizar a tradicional via da Vila Oliveira e movimentar o comércio local. A ação se mostrou um sucesso e foi ‘remarcada’ para a sua segunda edição para 2026.
Concomitante a isso, os vereadores de Rolândia aprovaram o Projeto de Lei que inclui o ‘Dia da Rua Saguaragi’ no Calendário de Eventos do municÃpio. O texto, apresentado pelo vereador Gesiel Araujo e assinado em coautoria com Rodrigão e Vilmar Boy, prevê que esse dia seja comemorado anualmente no 3º sábado de agosto.de terá um moderno CRAS, CMEI e UBS novÃssima; ‘Dia da Saguaragi’ já entrou para o calendário municipal



