Ibiporã imuniza mais de 120 gestantes contra a bronquiolite

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Ibiporã imuniza mais de...

Vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório foi iniciada em dezembro do ano passado; agendamento pode ser feito via internet

Pregnant Woman holding her hands on her stomach[belly] near window at home

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Ibiporã imunizou 124 gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite, desde dezembro do ano passado, quando a vacina passou a ser distribuída pelo Ministério da Saúde (MS).


A imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação. A imunização oferece proteção imediata a recém-nascidos, reduzindo a necessidade de hospitalizações quando os bebês são infectados pelo VSR.


Além da vacina contra bronquiolite, a SMS disponibiliza, nas UBSs do município, imunizantes contra hepatite B, vacina dupla adulto (dT), dTpa, influenza (gripe) e covid-19, vacinas que devem ser administradas durante a gestação.
O agendamento pode ser feito via internet, por meio do preenchimento de um formulário. Moradoras sem acesso à internet podem realizar o agendamento pessoalmente nas UBSs ou no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin.

SINTOMAS – A bronquiolite é causada principalmente por infecções virais, sendo o VSR o agente infeccioso mais comum. Acomete principalmente crianças menores de 2 anos, causando dificuldade para respirar, febre e tosse.
De acordo com estudos, a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento.

TRATAMENTO – O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia entre crianças com até 2 anos.


Como a maioria dos casos é provocado por infecção viral, não há tratamento específico para bronquiolite. O manejo é feito apenas com base no tratamento de sinais e sintomas e incluem terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e uso de broncodilatadores, sobretudo quando há chiado evidente.


O agendamento pode ser feito em https://abre.ai/oI04 (link encurtado pelo JR).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Mais qualificação no CAPS ij de Rolândia

CAPS Infantojuvenil do município iniciou a Supervisão Clínica Institucional; processo significa avanço na qualificação de atendimento Nesta semana, mais exatamente na terça-feira (3), foi dada