Anticorpo monoclonal oferecido pelo SUS ajuda a prevenir infecções graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

A Secretaria de Saúde de Rolândia informou que a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Planalto aplicou, nesta quarta-feira (18), a primeira dose do Nirsevimabe, medicamento indicado para prevenir infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O Nirsevimabe é um anticorpo monoclonal que, a partir deste mês, passou a ser disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O VSR é uma das principais causas de infecções respiratórias em bebês e crianças pequenas, podendo evoluir para quadros mais graves, como bronquiolite e pneumonia, especialmente nos primeiros meses de vida.
Todas as UBS de Rolândia já contam com o medicamento. Não é obrigatório fazer agendamento, porém a Secretaria orienta que, sempre que possível, pais ou responsáveis agendem previamente para agilizar o atendimento e a aplicação.
O imunizante é indicado principalmente para bebês prematuros, nascidos com idade gestacional igual ou inferior a 36 semanas e 6 dias, além de crianças com até 24 meses que apresentem comorbidades previstas nos critérios de inclusão, como cardiopatias congênitas, broncodisplasia, imunocomprometimento, Síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas.



