O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns, em Rolândia, completou cinco anos na sexta-feira (23). Para comemorar a data, a equipe do CMEI preparou um evento para os pais, com apresentações de dança e músicas dos pequenos alunos.
Márcia Cristina Moreira, diretora do CMEI desde janeiro de 2012, relata que as apresentações foram em torno de projetos que vêm sendo desenvolvidos durante o ano com as crianças. “É para os pais verem porque é importante ter a família dentro da escola”.
Zilda Arns Neumann (in memoriam), fundadora da Pastoral da Criança, recebeu uma homenagem durante o evento e teve uma foto, junto a uma de suas frases, em destaque em um mural. Foi a primeira vez que o aniversário do Centro foi comemorado junto à comunidade externa – no outros anos, foram feitas pequenas comemorações internas.
Além dos pais e familiares, o evento teve a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação. “É muito gratificante para nós, principalmente para mim, que já estou aqui praticamente desde o começo. É um aprendizado muito grande no decorrer dos anos. A gente dá o melhor e procura atender da melhor forma possível”, conta Márcia. Segundo a diretora, os pais reconhecem o trabalho dos educadores e marcam presença nos eventos realizados pelo CMEI. “A participação dos pais é muito boa”.
O CMEI Zilda Arns fica no Conjunto São Fernando e foi inaugurado no dia 23 de setembro de 2011. A equipe é formada por 30 funcionários – entre educadores e Agentes Operacionais da Educação – que atendem cerca de 150 alunos, distribuídos em 12 turmas.
Zilda Arns
A doutora Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa – organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), e era mãe de cinco filhos e avó de dez netos. Escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública.
Zilda também foi representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Em 1983, a pedido da CNBB, a Zilda criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello. A médica faleceu em 2010, vítima do terremoto no Haiti.