“Puerpério: Cuidados com as mamães pós-parto” será o tema do encontro que será realizado neste sábado (15), a partir das 14:30 horas na Biblioteca Municipal Michael Traumann, que fica na rua do CCI, no conjunto Domingos Neves (rua CCI). O encontro é destinado a treinantes e gestantes em qualquer idade gestacional e também para o seu ou sua acompanhante.
Puerpério
 Desde a confirmação da gravidez, tĂŞm inĂcio as consultas prĂ©-natal, o passar das semanas, a preparação do quarto, exames, escolha das roupinhas e outros detalhes, atĂ© a aproximação da chegada do bebĂŞ, a mulher vive intensamente o desejo pela maternidade.
 Chega o dia do nascimento, e independentemente se pelo curso natural, via parto normal ou cesariana, mĂŁe e bebĂŞ se conhecem, os sentimentos sĂŁo indescritĂveis, alĂ©m de muito amor! Aos poucos a mulher vai tomando consciĂŞncia do seu papel indispensável para a sobrevivĂŞncia daquele pequeno ser, que depende exclusivamente dela, as dificuldades e dĂşvidas quase sempre presentes na amamentação, a privação do sono, o pĂłs-operatĂłrio, a ausĂŞncia de rotina, a adaptação ao “novo” corpo, os palpiteiros, e a queda imediata dos hormĂ´nios pĂłs-parto potencializam fortemente as quedas de humor, o choro e outros sentimentos. Todo aquele sonho de perfeição, na maioria das vezes apresentado pela mĂdia e omitido por muitas mulheres que nĂŁo expõe seus sentimentos, Ă© colocado Ă prova pela recĂ©m-mĂŁe consigo mesma: nĂŁo era isso que eu imaginei, está tudo errado, ela pensa! NĂŁo, nĂŁo está, Ă© o PUERPÉRIO, Ă© dele que falavam quando te disseram, “ser mĂŁe e difĂcil”, nĂłs amamos muito, mas ter “filho nĂŁo Ă© fácil”. AlĂ©m de tratarmos sobre o que envolve o puerpĂ©rio, será abordado sobre o BabyBlues (melancolia pĂłs-parto), depressĂŁo e psicose pĂłs-parto, proporcionado Ă s gestantes informações para entenderem melhor suas emoções pĂłs-parto.
 Â