Em homenagem ao Outubro Rosa resolvi fazer uma lista de grandes filmes com mulheres protagonistas. Não é fácil, infelizmente a maioria esmagadora são sobre homens, e quando não são, pelo menos dividem o protagonismo com elas. Mas nada de sofrência também, para estar aqui não precisa ser uma mulher que sofreu muito, superou preconceitos, estava a frente de seu tempo etc… – apesar que eventualmente pode acontecer. São filmes bons com elas e ponto, afinal precisa mais?
Jogos Vorazes – Não tem como deixar de fora a talvez maior protagonista – isso incluindo homens – de uma franquia dos últimos anos. Katniss se tornou um fenômeno de popularidade. Ser protagonista mulher já é difícil, ser protagonista de uma série de filmes de ação então…
Blue Jasmine – Jasmine é uma madame rica que vê seu marido quebrar e ser acusado de fraude então acaba tendo que se mudar para casa da mãe e abandonar as mordomias. A interpretação de Cate Blanchet como uma mulher neurótica que se recusa a viver sem dinheiro é simplesmente impressionante. Um dos melhores filmes de Wood Alen, e tem um plot legal no final ainda.
Gravidade – Sandra Bullock faz aqui uma biomédica que embarca em uma missão espacial e acaba isolada no espaço depois de uma chuva de meteoros. Vemos ela repassando sua vida toda enquanto sofre, tem medo, pânico, problemas e ainda tem que respirar pouco para o ar não acabar – mesmo sabendo que uma hora vai acabar. Uma das melhores fotografias já vista no cinema.
Erin Brockovich – Talvez esse seja o clichê da mulher que sofre e da a volta por cima. Mas não deixa de ser uma obra prima do cinema. Julia Roberts da vida a Erin, uma mãe solteira de três filhos que consegue um emprego em uma micro firma de advocacia que trata de uns imóveis a venda em uma pequena cidade, Erin então percebe que os cidadãos estão doentes, e que a empresa que está comprando as residências podem ter a ver com isso. Bom… daí é história, um filmaço.
Bônus – Alien – 8º Passageiro, Para Sempre Alice, Sicário, Livre, Joy.
Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade