Pesquisar
Close this search box.

O que é Fibromialgia? – por Dra. Fernanda Balaben

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. O que é Fibromialgia?...

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono, parestesias (formigamento), distúrbios cognitivos e dor em pontos específicos.
Não existe ainda uma causa definida para o aparecimento da fibromialgia, mas alguns fatores que podem favorecer o aparecimento desta patologia tais como: maior sensibilidade a dor, depois de eventos grave na vida de uma pessoa, como uma trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção grave.

A Fibromialgia é bastante frequente, no Brasil está presente em cerca de 2% a 3% da população, tendo maior prevalência em pessoas do sexo feminino na faixa etária de 30 a 50 anos, porém também pode aparecer em outras faixas etárias.

O principal sintoma da Fibromialgia é dor generalizada especialmente nos músculos. É muito comum que o paciente sinta dificuldade de definir onde está a dor muitos referem-na como sendo na “juntas” nos “ossos”. Como os músculos estão presente no corpo todo é normal e também são comuns queixas em outros lugares do corpo, como dor abdominal, queimações, parestesias, dor de cabeça e problemas para urinar, dificuldades pra dormir ou acordar cansado e sensação de indisposição e fadiga durante o dia todo.

O diagnóstico da Fibromialgia é essencialmente clínico não havendo um exame especifico para confirmar a patologia. O médico fecha o diagnóstico do paciente com base nos sintomas do paciente e através da palpação de pontos dolorosos específicos no músculo, sendo que existem 18 pontos desses 12 ou mais tem que ser positivo a palpação. Alguns outros problemas podem acompanhar a Fibromialgia como depressão, ansiedade, alterações intestinais ou urinarias.

Como a Fibromialgia é uma doença crônica, não existe cura, porém tratamentos para diminuir o sintomas. O tratamento consiste em promover uma melhor qualidade de vida, através de exercícios físicos leves como Pilates, fisioterapia para auxiliar na diminuição do dor, microfisioterapia, acompanhamento psicoterapêutico, uso de anti-inflamatórios e miorelaxantes.
Dra. Fernanda Balaben é graduada em Fisioterapaia (UNIFIL 2008), tem especialização em Fisioterapia Traumato Ortopédica pela UNOPAR em 2010 e formação em Maitland, reconhecida pela Advanced Manual Theraphy Institute da Austrália. Atende na CLINIMED – Saúde Integrada, na rua Estilac Leal 77 – Rolândia. O fone é o  (43) 3255-1717.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: