O curso de escotismo Jogos e Canções trouxe quase 50 pessoas de várias cidades do Paraná para a Pousada das Alamandas, em Rolândia, no sábado (11) e domingo (12). O evento, que teve apoio do grupo escoteiro Guarani, incluiu material pedagógico, como apostila, para auxiliar nas atividades e foi direcionado para os chefes e escoteiros que já passaram pela categoria dos Pioneiros.
Ednilson Antônio Pereira dos Santos, coordenador do Distrito Norte de Grupos de Escoteiros, ressaltou a importância do curso e das canções. “Entre as várias formas de se trabalhar o escotismo, nós usamos as canções para passar pros nossos jovens todos os ensinamentos, de caráter, espiritual, social”, explicou. “É uma forma lúdica de se passar todas essas informações”, completou o coordenador.
De acordo com Ednilson, o curso recebeu 45 participantes, e com a equipe de apoio, totalizaram 62 pessoas envolvidas. Vieram para o módulo dois grupos de Londrina, o grupo Onça Vermelha de Jaguapitã, grupo Harmonia de Cambé, grupo Sol Nascente de Colorado, grupos Verde Canção e Novo Horizonte de Maringá, grupo Dom Bosco de Apucarana, o grupo Vicentino de Toledo, os grupos Guairacá e Água que Canta de Foz do Iguaçu, o grupo de Campo Mourão, um grupo de Paranavaí, um grupo das Bandeirantes e também o grupo Guarani, de Rolândia.
O chefe do grupo escoteiro Guairacá de Foz do Iguaçu, Kiko Cabaleiro, ministrou o módulo aos participantes. Ele explicou que as canções são muito importantes para ensinar os jovens de forma mais divertida. “Não é simplesmente vir aqui e cantar, é bastante coisa que eles aprendem brincando”, disse o chefe. “É um curso somente para os adultos, para aplicarem com os seus grupos, seus jovens”, completou.
De acordo com Kiko, o módulo incluiu canções tradicionais e algumas novidades. “Inclusive, como a gente mora na fronteira, nós temos facilidade de canções em espanhol, algumas a gente consegue traduzir e outras não, então fica bem bacana, para o pessoal aqui é novidade”, disse. Sobre a quantidade de canções a serem ensinadas, o chefe contou que “na nossa apostila tem 190, creio que umas 100 canções dão pra passar nesses dois dias”, Kiko finalizou.