Como é do conhecimento da maioria da população, o asfalto da Avenida Brasília está em condições precárias há algum tempo. As chuvas de janeiro do ano passado tornaram a situação ainda pior, já que trechos da avenida ficaram alagados e impediram o trânsito no local. A secretaria de Planejamento está buscando solucionar esses problemas e tem perspectivas otimistas acerca dos resultados e realizações das obras.
A Avenida Brasília é extensa, começa próxima ao Cemitério Municipal e termina na saída para Londrina. O secretário de Planejamento de Rolândia, Dário Campiolo explicou que a Avenida Brasília tem 7m de largura por 2,6 km de extensão. O trecho que sofreu com o alagamento faz parte da continuação da avenida e não possuía sequer asfalto.
Além da infraestrutura adequada, a obra daquele trecho da Avenida Brasília incluiu também a drenagem de uma lagoa que havia no local e de acordo com o secretário, ultrapassou o valor de R$ 1 milhão, valor oriundo de um financiamento da Caixa Econômica Federal. As obras de infraestrutura dessa parte da avenida devem se encerrar até março, de acordo com a afirmação de Dário. “Falei com a construtora e ela me falou que vai terminar a obra no máximo até 15 de março”, afirmou o secretário de Planejamento.
Dário ainda garantiu que o prefeito recebeu confirmação do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, quanto ao projeto de recape de 3000 m da Avenida Brasília, que será liberado para licitação no início de março. O projeto já foi enviado para a secretária e aguarda os trâmites, segundo Campiolo. “Supondo que tem Carnaval, ele vai na primeira semana de março homologar o processo, dar a liberatória, volta para a prefeitura, a gente inicia o processo licitatório, que é de 45 dias, com mais os seus prazos de recursos e contrarrecursos, ou seja, queremos crer que no mês de maio a empresa vencedora já vai executar a obra”, assegurou.
Com as obras finalizadas, Dário afirmou que a saída para Londrina será facilitada. O motorista poderá ir reto pela Avenida Brasília até sair na Avenida Itamaraty, no Parque Industrial Sul e depois seguir pela Avenida Esplanada. Ou ainda, ele vai poder sair da Avenida Brasília e entrar na Rua Belo Horizonte, que sai também na Avenida Itamaraty sentido Londrina. “Em março, qualquer cidadão vai poder sair para Londrina por ali”, garantiu o secretário de Planejamento.