O desrespeito às regras de trânsito é recorrente, não só em Rolândia como em todas as cidades. A novidade é que agora, no município, os bombeiros podem multar os infratores. Heber Junior, bombeiro há cinco anos, é um dos dois profissionais do Corpo de Bombeiros de Rolândia que está apto a aplicar multas.
Heber esclareceu que, para aplicar multas, o bombeiro precisa fazer um curso de formação no 15° Batalhão de Polícia. “Tem um treinamento específico com prova e tudo”, contou. Ele e o também bombeiro Marcos fizeram o curso junto com a última turma de policiais formados pelo batalhão. “Só que a gente só fez da parte de trânsito”, explicou Heber. Os dois bombeiros assistiram às aulas e cumpriram a carga horária, tornando-se qualificados para multar.
Como Heber relatou, o quartel sentiu necessidade de aplicar as multas devido ao desrespeito das normas de trânsito, especialmente em relação às vagas de estacionamento, já que isso atrapalha a entrada da vítima e atrasa o atendimento. “Muitas vezes a gente chega com uma ambulância, no próprio hospital São Rafael e não são poucas as vezes que carros estacionados nas vagas de ambulância”, explicou Eber.
Os bombeiros qualificados ainda podem multar outras infrações, como atravessar o sinal vermelho e som alto nos veículos, por exemplo. É importante lembrar que o agente de trânsito que constatar o carro com som alto pode fazer a multa sem precisar do decibelímetro. O intuito das multas aplicadas pelos bombeiros é coibir e advertir quem desrespeita as normas de trânsito, especialmente quando atrapalha o trabalho desses profissionais.