O 15º Batalhão de Polícia Militar de Rolândia realizou um evento alusivo ao Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná na terça-feira (17), data do nascimento de Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Na ocasião, o comando da PM entregou medalhas e rendeu homenagens a policiais, mostrou o efetivo e algumas apresentações.
Vários policiais receberam elogios escritos por terem se destacado em prol da segurança pública, seja com a prisão de infratores, apreensão e drogas e armas de fogo ou com o policiamento ostensivo e preventivo.
Além disso, outros policiais receberam a medalha Policial-Militar em símbolo de reconhecimento e valor. Criada em 1920 e modificada em 1983, a medalha recompensa os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da PM em serviço ativo. As medalhas são de ouro (30 anos de serviço), prata (20 anos) e bronze (10).
O tenente-coronel José Luiz de Oliveira, comandante do 15º BPM, recebeu a medalha de ouro, juntamente com os sargentos Clovis Pirajão e Paulo Fernando Loose. A medalha de prata ficou com Sargento Antonio Mazucatto e com o soldado Gilmar Ossuna de Oliveira, que também recebeu a de bronze. Já os soldados Agnaldo de Souza Castro, Adriana Alves da Fonseca e Jaqueline Tomaz Araújo também ficaram com a de bronze.
Um dos momentos mais espetaculares foi a apresentação do cão Ás, do Canil Integrado. O animal realizou uma perseguição e apanhou um “bandido”, imobilizando-o, durante uma simulação de abordagem. O canil integrado foi iniciado em 2011 e, atualmente, conta com três policiais militares, dois guardas municipais e 10 cães das raças Bloodhound, Rottweiller, Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois.
Participaram da solenidade tenente-coronel José Luiz de Oliveira, comandante do 15º BPM, o coronel César Vinícius Kogut, o tenente-coronel Marcos Koch, o capitão Clodomir Marafigo (comandante do 3º Grupamento de Bombeiros), o juiz de Rolândia, Alberto José Ludovico, Sérgio Onofre (prefeito de Arapongas), Edson Vieira (prefeito de Bela Vista do Paraíso), Roberto Negrão (vice-prefeito de Rolândia), Eugênio Serpeloni (presidente da Câmara de Rolândia) e Isau Maria de Souza (presidente da Câmara de Prado Ferreira).