O “Arte circense e performance artística” foi um dos dez projetos aprovados do Fundo Municipal de Cultura de Rolândia, pela modalidade “Circo”. O projeto foi abrigado pela Casa de Missão e terá duração de seis meses. As aulas de circo incluem atividades como o malabarismo e trapézio e serão ministradas pelo grupo Zirkus de Londrina. De acordo com a presidente da entidade, Adriana de Freitas Fonseca, o objetivo do projeto é “proporcionar aos alunos bem-estar físico e mental e autossatisfação, tornar realidade um sentimento de confiança em si mesmo”.
As aulas vão acontecer as terças e quintas à tarde e terão início no dia 27 de junho. O grupo de crianças de 6 a 10 fará aulas das 14h às 15h e, para os alunos de 11 a 16 anos, as aulas começam em seguida, a partir das 15h e até as 16h. Adriana explicou que as crianças foram divididas por faixa etária para que possam praticar exercícios e atividades circenses adequados para a idade. Em dezembro, os alunos de circo vão realizar uma apresentação no Centro Cultural Nanuk, marcando o encerramento do projeto. “Provavelmente as aulas vão até 20 de dezembro”, ressaltou Adriana.
Para se inscrever no projeto, os pais precisam ir até a Casa de Missão (Rua Palmas, 56, no Jardim Novo Horizonte, telefone 3255-5975) com a cópia do RG e CPF (do responsável) e certidão de nascimento da criança. Foram disponibilizadas 80 vagas, metade para cada faixa etária e o projeto já está recebendo as inscrições. Adriana contou que entrou em contato com os CRAS e CRIAR, disponibilizando vagas para as crianças que frequentam os centros de Assistência Social. “O pessoal do CRIAR já pediu vagas”, afirmou a presidente.