Na sexta-feira (23), aconteceu, em Rolândia, uma Oficina do PSE, o “Programa Saúde na Escola”, durante a manhã, das 8h às 11h30, e à tarde, das 13h às 17h, no Centro Comunitário João de Deus. Neste ano, como surgiram algumas mudanças nacionais nas ações do programa, houve a necessidade da realização de uma oficina voltada para as equipes de agentes, enfermeiros e dentistas da Estratégia Saúde da Família, professores de Educação Física e equipes pedagógicas de escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A diretora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Karla Giovana B. Ulinski, explicou que o intuito da oficina é promover a integração e definição de ações entre os setores da Educação e Saúde. “São ações que a Saúde desenvolve junto com a Educação como, por exemplo, a verificação da situação vacinal de todos os educandos, avaliação bucal, escovação com flúor. São diversas ações”, afirmou Karla. A previsão da diretora da Atenção Primária é que participem da Oficina aproximadamente 200 profissionais, 100 em cada período.
PSE – O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de reforçar a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o desenvolvimento da cidadania entre os estudantes brasileiros. O programa é realizado no espaço escolar, local importante para promoção da saúde e formação do cidadão crítico, estimulando a autonomia, o exercício de direitos e deveres, o controle das condições de saúde e qualidade de vida, com opção por atitudes mais saudáveis.
O PSE existe desde 2007 e, em Rolândia, começou em 2011 como um projeto piloto na Escola Luiz Real de São Martinho, que se estendeu para todas as escolas municipais e CMEIs. A gestão do PSE em Rolândia é conduzida pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), composto por profissionais da secretaria de Saúde e de Educação. A primeira edição da Oficina foi realizada em 2014, norteada por ações diferentes e com menos profissionais.