Grupo Guarani: 50 anos de história

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Grupo Guarani: 50 anos...
No ano de 2017, o Grupo Escoteiro Guarani está completando 50 anos de existência em Rolândia. Todos os sábados às 15h, eles realizam suas reuniões na sede, localizada na Rua Amazonas, esquina com a Rua Marechal Floriano Peixoto. O grupo convida a todos para participar e conhecer as atividades. A partir de 5 anos, as crianças já podem descobrir algo muito diferente, que completa a vida familiar e a vida escolar de milhões de jovens. No próximo dia 15 de julho, sábado, o grupo fará uma Festa Julina a partir das 18h, iniciada por uma missa campal com o Padre Back. 

O Grupo Escoteiro Guarani nasceu pela iniciativa da sociedade rolandense, buscando agrupar jovens em torno de um apoio educacional e de atividades enriquecedoras. A primeira reunião foi realizada em 11 de Outubro de 1967, data em que foi realizada a eleição de sua primeira diretoria tendo como presidente o senhor Feliciano Guedes de Carvalho. O primeiro endereço registrado como sede foi a Avenida Romário Martins 93, mas, no decorrer de vários anos as reuniões foram ocorrendo em locais improvisados. No ano seguinte, em seu primeiro aniversário, foi realizada uma missa campal na Rua Amazonas onde mais tarde seria construída a “Casa do Escoteiro”.

Para fazer o registro na União dos Escoteiros do Brasil (UEB), em fevereiro de 1970, o grupo precisava ter uma sede própria registrada. O então prefeito Dr. Horácio Cabral foi quem possibilitou a aquisição do terreno. Então, em 15 de abril de 1970, o Grupo Escoteiro Guarani obteve seu registro provisório na UEB. O Grupo Escoteiro Guarani, teve o seu reconhecimento como entidade de utilidade pública municipal pelo Decreto n.º 1.459/81 de 23 de abril de 1981. Ao longo de seus 50 anos permanece atuando assiduamente e mantendo viva a premissa do Escotismo com o lema “sempre alerta”. O grupo tem conduzido o jovem para estar preparado mentalmente, sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo por meio de atividades variadas e atraentes, incentivando-os a assumirem seu próprio desenvolvimento. Por vários anos, o grupo tem sido reconhecido como Padrão “Ouro”- UEB (União dos Escoteiros do Brasil), insígnia concedida em reconhecimento pelos trabalhos, atividades e serviços prestados junto à comunidade. Com uma rica história, em março deste ano, o grupo recebeu da Câmara de Vereadores a “Comenda Roland”, homenagem pelos serviços prestados à comunidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: