O anúncio do Ministério dos Transportes, na quarta-feira (12), do empenho de R$ 4,25 milhões para realizar as obras da trincheira na área da Ferrovia EP-369/PR, Avenida Castro Alves, Avenida Presidente Vargas e Avenida Ayrton Rodrigues Alves, em Rolândia, agradou a muita gente. A reclamação era muito antiga e a liberação contou com o apoio da bancada paranaense no Congresso Nacional.
O projeto é complexo e de alto investimento, o que justifica os longos prazos para sua execução. Para se ter uma ideia do valor total do investimento, republicamos uma matéria de março de 2014. Naquela época, a trincheira foi orçada em 7,5 milhões de reais. Hoje, os valores atualizados devem passar dos 12 milhões. O dinheiro empenhado na semana passada, deve ser suficiente apenas para a desapropriação dos lotes e para os projetos. A obra mesmo deve demandar mais R$ 8 milhões.
MATÉRIA PÚBLICADA EM 28 DE MARÇO DE 2014 NO JR
A Câmara de Vereadores de Rolândia será palco na próxima segunda-feira, 31 de março, de um evento histórico. Às 19h30, o prefeito Johnny Lehmann e o chefe de engenharia da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infaestrutura de Transportes (Dnit) no Paraná, Max Cancian, vão assinar o edital para a construção de uma obra que há décadas é aguardada pela população do município: a transposição da linha férrea sobre a BR-369, que vai melhorar significativamente o fluxo de veículos na cidade.
A assinatura do edital, na prática, dá início à licitação da obra, para a qual já estão reservados R$ 7.529.927,00 do orçamento federal. Trata-se de uma concorrência pública do tipo menor preço. Podem participar da concorrência empresas de todo o País e até do exterior. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas será no dia 5 de maio, no auditório do Dnit em Curitiba. Pelo edital, a empresa vencedora terá 14 meses para executar a obra.
Será construída uma trincheira que vai interligar as avenidas Castro Alves e Ailton Rodrigues Alves. “Esta obra vai melhorar a mobilidade urbana em Rolândia. Vai resolver o problema da dificuldade de travessia da linha férrea”, afirma Max Cancian. “A assinatura do edital é o primeiro passo para a execução da obra. O dinheiro já está garantido”, acrescenta o diretor do Dnit no Paraná.
Atualmente, diz o prefeito Johnny Lehmann, os motoristas precisam esperar às vezes até mais de uma hora para poder fazer aquele travessia, nos momentos em que há operações de transbordo no pátio de manobras da América Latina Logística (ALL), que administra a malha ferroviária nacional. “É um transtorno diário que a população de Rolândia sofre há pelo menos 30 anos”, afirma Lehmann.
Segundo ele, a obra tem um alcance muito maior do que simplesmente melhorar o trânsito. “A trincheira vai permitir não só a passagem dos carros, como também de ambulâncias e outros veículos que fazem atendimento emergencial, como Samu e Siate”, diz Lehmann. “Dependendo do tamanho da composição, as manobras dos trens interrompem o trânsito por muito tempo, provocando grande transtorno”, avalia o prefeito, que convida toda a comunidade para a solenidade de segunda-feira à noite na Câmara. “Será uma obra de grande importância para a cidade”, diz Lehmann.