Cartão SUS é vital nos atendimentos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Cartão SUS é vital...
O cartão SUS é um documento essencial nos atendimentos de saúde. Karla Ulinski, diretora de atenção primária da Saúde explicou a importância desse documento. “Como nós temos um registro geral, nossa carteira de CPF e identidade que nos identificam, o usuário do sistema de saúde é reconhecido através do número do cartão SUS”, afirmou. A secretaria de Saúde está solicitando à população que confeccione esse cartão para realizar seus procedimentos. Todo cidadão tem esse número, mesmo que não tenha o cartão em mãos. “Se acessar o sistema com o CPF da pessoa e nós formos pesquisar, vai encontrar provavelmente o número de cartão SUS”, disse Karla.

A urgência para que os rolandenses tenham o cartão é devido ao prazo estipulado pelo ministério da Saúde, para as cidades se adequarem ao sistema informatizado. Para isso, todos os procedimentos precisam ser lançados no sistema, como uma forma de prestação de contas, para que o município receba os recursos. Esse registro de atendimento deve estar atrelado ao número do cartão SUS, para identificar o cidadão que foi atendido. Dentro do município, o prazo estipulado para essa adequação é 01 de outubro. O procedimento está adiantado em Rolândia, mas a população ainda precisa fazer a sua parte com o cadastro. “Rolândia já está avançada em relação aos outros municípios, posso garantir”, afirmou a diretora.

Importância do cartão SUS
Para a diretora, o cartão SUS é indispensável porque melhora o acompanhamento do paciente e agiliza o atendimento. Mesmo assim, Karla ressaltou que não será negado ou restringido atendimento ao cidadão que não estiver com o cartão SUS, mas isso pode acarretar em perda de recursos. “Muitas vezes não vamos receber por aquele procedimento ou não vamos nem conseguir informar que o realizamos”, esclareceu. A dica é manter o cartão SUS na carteira, ou pelo menos ter uma foto ou número no celular. “A parte da população para contribuir com a agilidade do atendimento é que ela vá e cumpra seu papel, munida de seus documentos”, completou Karla. 

A atenção para o cartão SUS para usuários atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF) e Saúde na Escola (PSE) é redobrada. “Se o cadastro está incompleto, muitas vezes a família não vai poder receber o atendimento necessário”, explicou a diretora. A gerente de atenção primária, Liliane Costa informou que para fazer o cartão SUS é necessário um comprovante de residência para comprovar que mora na área de abrangência da UBS e documentos pessoais com foto (RG e CPF). “Quem ainda não tem o cartão SUS pode procurar a unidade da área de abrangência para realizar a confecção”, declarou. 

Karla também afirmou que é essencial que o usuário mantenha os dados atualizados na UBS, para que seja possível entrar em contato com ele sobre consultas, procedimentos e encaminhamentos de especialidades. Liliane ressaltou que a população também não deve mentir o endereço para ter atendimento em outra unidade, pois isso também pode prejudicá-la na hora de conseguir consultas de especialidades e atendimento do PSF. “A consequência, a qualidade do atendimento e acompanhamento da família vai ficar falho”, afirmou a gerente. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: