Recepcionistas do HSR são capacitadas

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O Hospital São Rafael promoveu, no dia 20 de julho, um treinamento para os recepcionistas, com o objetivo de aprimorar o atendimento na recepção do hospital. A parceria com a FACCAR possibilitou a realização da atividade com os colaboradores da recepção. Segundo a coordenadora Marli Marlene Beker, essa capacitação já era uma necessidade antiga observada por ela, pelos recepcionistas e pelo setor de Recursos Humanos da instituição. Marli também ressaltou que essa preparação só vem a somar de modo positivo, tanto para os colaboradores, quanto para os pacientes, que certamente vão notar as melhorias. “Na recepção estamos à mercê de muitas situações, a cada minuto há uma ocorrência diferente, e existem determinados casos, que nem sempre, estamos preparados para lidar. Por isso, um treinamento como este é essencial para todos nós”, afirmou a coordenadora.

A auxiliar de RH, Camila Zambonini, explica que o primeiro passo para resultar na capacitação, partiu de um levantamento feito por ela, sobre a necessidade de treinamentos no hospital. A pesquisa foi realizada de modo conjunto com a coordenadora da recepção e ambos os setores, concluíram que o primeiro local que receberia a capacitação seria o da recepção. Posteriormente, foi feito o convite a professora da FACCAR, e também psicóloga, Jaqueline Neto, que já conhece o ambiente interno do São Rafael. “A professora Jaqueline já esteve aqui no hospital, e por isso, acreditamos que ela seria a especialista ideal para o treinamento” conta.

A professora já realizou uma pesquisa de clima organizacional na instituição. Este trabalho é uma análise da organização e do conjunto de condições que representam o estado de satisfação e/ou insatisfação, dos colaboradores na empresa. A presença da profissional foi possível através de uma parceria que a FACCAR tem com o HSR. “Meu intuito não é apenas transmitir informações a eles, mas sim, fazer eles se envolverem com o que estiver falando, de modo participativo. Este é o grande diferencial de um treinamento, comparado a uma palestra, por exemplo”, explicou.

Jaqueline também destacou que quer ouvir os colaboradores para saber das necessidades e das dificuldades dos mesmos. Para ela, essa troca de ideias é um elemento muito importante, que faz a diferença nos resultados esperados. “Além de capacitá-los, eu também quero ter a oportunidade de ouvi-los”, declarou. A representante do RH e a professora afirmam que esta é a primeira capacitação, entre as muitas que estão previstas para acontecer. “A ideia é atingir todos os setores do hospital. Começamos com a recepção, pois é lá que os atendimentos têm início, é a porta de entrada. Mas de qualquer modo, pretendemos estender esse projeto, em toda a instituição”, concluiu. 

Participaram da capacitação os recepcionistas Pâmela Martos dos Santos, Jorly Caetano, Rosana Lima, Anderson Henrique Picoto Fonseca, Renatta Zarichat Prates e Adriana Borges, a coordenadora, Marli Marlene Beker, a auxiliar de Recursos Humanos, Camila Zambonini, e a professora da Faculdade Paranaense – FACCAR, e psicóloga, Jaqueline Neto Cunha.

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