Durante esta semana está sendo realizada em Rolândia a Semana do Aleitamento Materno, com diversas ações de conscientização sobre a importância da amamentação. Uma delas será uma caminhada nesta sexta-feira (04), que vai mobilizar funcionários da saúde e das UBSs, mães e incentivadoras do aleitamento. Os primeiros passos da semana foram decididos em uma reunião com uma equipe da secretaria de Saúde de Rolândia, na manhã de ontem (27). Edna Midori Ono Fujimoto, nutricionista responsável pelo posto de coleta de leite materno de Rolândia, o ÚNICOAMOR (Unidade de Coleta, Aleitamento Materno e Orientação de Rolândia), revelou os primeiros detalhes das ações.
A passeata terá início a partir das 13h30 e terá duração de cerca de duas horas. O ponto de encontro será na secretaria de Saúde (Rua Santos Dumont) e os participantes percorrerão o comércio e chegarão na Igreja Matriz, onde será realizado um “mamassinho”, ação realizada internacionalmente com o nome de “hora do mamaço”, momento em que em todo o mundo no mesmo dia e hora, as mães se reúnem para amamentar seus bebês. Em Rolândia, a ação será realizada de forma similar, mas em uma proporção menor e não ao mesmo tempo dos outros locais.
O objetivo da passeata é mobilizar, conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da amamentação, que é sustentável e essencial. “A gente pretende informar que esse leite é o padrão ouro, que a amamentação promove proteção, fortalece o vínculo”, declarou a nutricionista. “Para o bebê, promove crescimento e desenvolvimento saudável”, completou. Edna destacou que o amparo do pai, dos avós e profissionais de saúde é fundamental para o aleitamento materno. Alguns funcionários das UBSs do município vão participar da ação e confeccionar cartazes com mensagens de incentivo à amamentação. Além disso, a organização está convidando outras instituições para a caminhada e as mães atendidas pelo ÚNICOAMOR se prontificaram a participar.
Edna contou que a ideia surgiu em uma conversa com as dentistas da UBS Central e foi crescendo e ganhando apoiadores. Participaram da reunião Edna, Karla Ulinski, diretora da atenção primária; Liliane Costa, gerente da atenção primária; Suely Woehl, coordenadora de programas da atenção primária; Priscila Ignácio, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); Vânia Bonfim, enfermeira da atenção especializada; Denise Freire Cardozo, enfermeira da atenção primária e Paloma Pissinati, também da atenção primária.
Outras ações
Durante a semana, todos os funcionários receberão uma fita dourada para usarem na roupa, assim como é feito no outubro rosa e novembro azul, cujo significado é especial. “Isso representa que o leite materno é incomparável, vale ouro”, disse Edna. Além disso, a nutricionista fará capacitação da equipe da maternidade do Hospital São Rafael na terça (01) das 12h às 13h, e na quinta (03) e sexta (04) das 7 às 8h. A equipe ainda está estudando outras ações de conscientização como palestras nas UBSs durante todo o mês de agosto.