No mês de julho, a Associação Cultural e Recreativa Banda Integração (Acrebi) completou 25 anos de existência. Jorge Luiz Gomes, presidente da Associação, contou que no dia 29 de julho de 1992 foi realizada a primeira reunião do grupo que, no início, se chamava “Banda Roland”, por estar ligada à escola de mesmo nome. Quando a instituição decidiu fechar a banda, os integrantes deram continuidade ao projeto.
Após este dia, o nome foi mantido, mas a banda passou a ser independente, ter seu próprio CNPJ e estatuto. A Associação passou por várias sedes em diversos pontos de Rolândia até que conseguiram, na década de 90, com o governo municipal, a liberação do espaço onde até hoje funciona. Foi somente no final dos anos 90, que surgiu a “Banda Integração”, com a fusão da Banda Roland com a Banda Kennedy. “Foi através do professor Xis, o qual foi o idealizador do nome Banda Integração”, revelou Jorge.
Desde então, a banda participa de muitos concursos anualmente no país e, em outubro do ano passado, marcou presença em uma competição no Uruguai. “A Banda Integração passou por fronteiras, então é uma coisa que ficou bem marcante mesmo”, afirmou o presidente. A viagem internacional só foi possível com o apoio da população, a qual, segundo Jorge, sempre ajuda a Acrebi por meio das promoções de pizza, pão de queijo e feijoada, realizadas pela associação.
Segundo Jorge, a maior dificuldade da banda é o transporte, uma demanda antiga. O município não tem ônibus para disponibilizar e a Acrebi nem sempre consegue arcar com os custos de deslocamento, fazendo com que, muitas vezes, a banda recuse convites para participar de concursos. Mas, para o presidente, a maior recompensa é poder dar oportunidade e suporte. “A Acrebi não é só música, tem aconselhamento, tem direcionamento”, afirmou. “O primeiro passo é dar oportunidade”, destacou Jorge.
A Acrebi também promove o COFABAN (Concurso de Fanfarras e Bandas Maestro Wanderley Rocha). A quarta edição foi realizada em julho e, de acordo com o presidente, empolgou e mobilizou os ex-integrantes para voltarem à música, trazendo uma nova geração. “Agora que a gente já passa por 25 anos dessa história, os filhos de quem estava inicialmente naquela banda, se Deus quiser, vão fazer parte dessa família da Banda da Acrebi”, afirmou Jorge.
A associação oferece aulas gratuitas de iniciação musical, instrumentos de metais e cordas pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). Somente as aulas de violão, guitarra, contrabaixo e bateria que são ofertadas na associação por um professor de Londrina, têm custo aos alunos. Quem tiver interesse pode ir até a Acrebi (Rua Manoel Carreira Bernardino, 1105) ou telefonar para 3256-3475 (horário comercial). Jorge ressaltou que a Banda Integração representa e pertence ao povo rolandense. “As portas aqui estão abertas para todos que queiram aprender música”, declarou.
Confraternização
A Acrebi realizou uma confraternização da Banda Integração neste domingo (06), para comemorar os 25 anos com os alunos atuais e ex-integrantes. “Um dia inteiro de conversas, para relembrar histórias”, revelou o presidente Jorge Luiz Gomes.