Empréstimo para finalizar novo cemitério é liberado para Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Empréstimo para finalizar novo...
Na quarta-feira (02), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU) confirmou a liberação de um empréstimo de R$ 1,7 milhão para o município de Rolândia junto a SEDU/Paraná Cidades para finalizar a construção do Cemitério Municipal. A notícia foi recebida pelo prefeito Doutor Francisconi (PSDB), o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Dario Campiolo, em reunião com o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Júnior. 

A verba vai ser utilizada para construir a capela mortuária e mais mil jazigos para sepultamento, além da revitalização e reforço da segurança da área. A primeira etapa é a licitação, e somente depois que esse processo burocrático for realizado, a empresa vencedora assinará contrato para receber o valor do início das obras. “Pode ser demorado, até uma empresa ganhar, fechar contrato, são coisas que dependem de tempo”, ressaltou o diretor do Cemitério Municipal, Alexandre Brunozi.

O Cemitério Parque das Hortênsias é do modelo cemitério jardim, onde os sepultamentos são feitos embaixo da terra e não há túmulos sobre o terreno, apenas grama. No momento, ele já conta com cerca de 300 jazigos, está abastecido com energia, água e já tem asfalto. O que falta para começarem os sepultamentos no local é a licença de operação fornecida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está providenciando. “Eles já estão fazendo todas as declarações e documentação”, afirmou o diretor. Ainda não há previsão para essa liberação, que depende do órgão estadual e os valores dos jazigos estão sendo definidos. “Se o IAP autorizar, no outro dia a gente já pode liberar para a população caso necessite da utilização lá”, explicou. 

O outro cemitério
De acordo com Alexandre Brunozi, diretor do Cemitério Municipal da Rua Santa Catarina, a situação do mesmo está “sob controle” em relação aos espaços para sepultamento. “Agora vai depender das publicações que a gente fez, se o pessoal vai vir para reformar os túmulos ou não”, declarou. Em média, são realizados no cemitério cerca de 36 sepultamentos mensais. O título de terreno do cemitério custa R$ 1280.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: