Eles andam perambulando por todas as ruas da cidade, em busca de comida, água e principalmente por um lar, que quase sempre lhe são negados. Passam frio no inverno, se molham na chuva, ficam doentes e tentam se curar sozinhos, quando não conseguem agonizam até a morte, mas eles sofrem nesta vida por serem dóceis, são inocentes, são puros, ao contrário dos homens que só tem maldade no coração, são ambiciosos, matam, mentem, traem, dizem que os cães são os melhores amigos dos homens, será?
Estes mesmos homens lhes abandonam, os maltratam e muitas vezes matam sem misericórdia. Existe uma lei, a lei Federal n°6.605/98 decreto 24.645/34, os infratores serão penalizados na forma da lei, mas que eu nunca vi alguém ser punido por esta lei, no Brasil são 30 milhões de animais abandonados, não podemos esquecer de reconhecer o trabalho da AMAR, que com toda a dificuldade e praticamente sem o apoio do executivo, vem tentando amenizar o sofrimento destes animais.
Tenho cobrado das autoridades locais entre elas vereadores, juiz, vice-prefeito, presidente da câmara, secretário de Meio Ambiente, entre outros para que sigamos o exemplo de Apucarana, nesta cidade a prefeitura recolhe os cachorros abandonados, são internados em uma clínica do município (verbas todas da prefeitura), são castrados, lavados, tosados, se tiver alguma doença são curados, em seguida são encaminhados para doação, lá não existe cachorros abandonados como aqui em Rolândia, eu mesmo recolhi cachorro agonizando deixado por um covarde, um canalha, amarrado por uma corda em uma árvore que deixaram para morrer, levei ao veterinário e arquei com todas as despesas, não acho justo, eu arcar com estas despesas sendo que a prefeitura poderia estar cuidando destes animais.
Os políticos vão dizer que não há verbas para gastar com esse problema, a verdade é que eles dizem que não tem verba para a saúde, para a segurança, para o lazer que temos direito, não há verba para os recapes, mas tem verba para os vereadores, não falta verba para as despesas da câmara, enfim nunca falta verba para os políticos, porque um vereador ganha altos salários? Por que ganham mais que um professor? Se cortarem as despesas da câmara e os salários dos vereadores para um salário mínimo, mesmo assim estariam ganhando bem e sobraria muito dinheiro para se criar uma clínica veterinária para dar um pouco de dignidade a estes inocentes animais que Deus criou para os homens.
Milton Luiz dos Santos