Na tarde do sábado (26), o Colégio Estadual Souza Naves abrigou o “Catálise Day”, primeira feira de profissões promovida pelo Movimento Catálise em Rolândia. A organização calcula que o número de visitantes tenha passado de 300 pessoas. O evento foi voltado para jovens de Ensino Médio, com o intuito de orientar na escolha de uma graduação e profissão. “O propósito é despertar a vocação dos alunos”, explicou Amábile Veiga, estudante de Arquitetura na Itália e uma das organizadoras do evento.
O evento ocupou 11 salas com profissionais voluntários de mais de trinta cursos diferentes que esclareceram dúvidas sobre a graduação, vestibular e a profissão. “A gente viu que faltava esse incentivo, principalmente para alunos de escola pública da cidade, para entrar nas universidades e conhecer os cursos que tem”, revelou Amábile. Além disso, foram aplicados 90 testes vocacionais e oficinas como a de autoconhecimento, pintura de muros, experimentos químicos e o desafio da torre de espaguete também chamaram a atenção do público.
Os pais de alunos e professores interessados puderam participar de uma palestra com o tema “Escolha profissional: diálogo e cooperação” com os professores Vânia Betazza (Souza Naves) e Sérgio Perine (Alfa). O grupo também está no Facebook com a página “Movimento Catálise”, com o objetivo de orientar e ajudar na escolha da profissão e na descoberta da vocação entre os jovens.