O projeto de lei que prevê atendimento preferencial a autistas foi aprovado em segunda votação na sessão da segunda-feira (04). De autoria dos vereadores Alex Santana (PSD), Irineu de Paula (PSDB) e João Ardigo (PSB), o projeto surgiu baseado em uma lei de Londrina. “Nós vimos que ele é de relevância para as famílias que têm alguma pessoa com espectro de autismo”, explicou João Ardigo, um dos autores.
Ardigo destacou que o projeto é necessário porque muitas pessoas não têm conhecimento e acabam discriminando o autista nestas situações de atendimento. Portanto, as pessoas com espectro de autismo serão atendidas nos mesmos caixas preferenciais e de idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais e também terão direito a vagas especiais de estacionamento. “Muitas vezes o autista não consegue ficar muito tempo no local, por isso terá esse atendimento preferencial”, justificou o vereador. O projeto deverá ser sancionado pelo prefeito nos próximos dias.
Os carros que transportam autistas serão adesivados com a identificação da Associação de Mães Rolandenses Especiais (AMARE) para o uso de vagas de portadores de necessidades especiais. Em relação às filas de bancos e supermercados, os autistas poderão portar uma carteirinha, assinada e autorizada pela AMARE. No verso da mesma, será incluída esta lei, que determina que eles tenham atendimento preferencial nesses estabelecimentos.