O projeto de lei dos vereadores Alex Santana (PSD) e Eugênio Serpeloni (PSD), que obriga alunos do 1° ano do Ensino Fundamental a realizarem exame de acuidade visual, foi aprovado em segunda votação na sessão da segunda-feira (04). Com essa lei, o exame de acuidade visual passa a ser obrigatório para todos os alunos matriculados no 1° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e particulares de Rolândia. “Isso já acontece na rede municipal, os alunos com dificuldade em enxergar são notados pelo professor e encaminhados para a secretaria de Educação”, contou Santana. O projeto agora segue para sanção do prefeito.
Os alunos de escolas municipais deverão procurar a secretaria de Saúde, que encaminhará a criança ao atendimento. “A secretaria de Saúde fará o trâmite de agendamento”, explicou o vereador. O vereador ainda declarou que os exames deverão ser realizados no Hoftalon em Londrina. Já no caso de alunos de escolas particulares, os pais ou responsáveis deverão arcar com a despesa do exame, que não será fornecido pela instituição de ensino ou pelo poder público.
O que é? – O exame de acuidade visual determina se a pessoa pode enxergar os detalhes de uma palavra ou símbolo em determinada distância e tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente de discernir detalhes e formas dos objetos que vê. Ele é realizado na renovação da carteira de motorista ou primeira habilitação e também é frequentemente feito em crianças, pois a detecção precoce pode evitar o agravamento de problemas visuais.