No mês de agosto, 34 alunos do 2° ao 5° ano do Direito da Faccar realizaram uma viagem acadêmica a Brasília com o objetivo de conhecer os tribunais federais e o Congresso Nacional. Mariana Real, acadêmica do 5° ano, uma das responsáveis pela organização da viagem, revelou que a turma viajou no dia 02 de agosto e voltou no dia 05. A estudante destacou o a importância da viagem. “Foi uma viagem acadêmica e fomos para poder ver como funciona e como são os poderes lá em Brasília, para poder ver de perto aquilo que escutamos na faculdade, o que estudamos”, explicou.
Na quinta-feira (03), a turma visitou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, na sexta (04), foi a vez de conhecer o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Foram visitas guiadas, tínhamos guias dos próprios tribunais lá dentro, que foram contando as histórias dos tribunais e o que eles faziam”, afirmou a organizadora da viagem. Devido a um imprevisto, o professor que acompanharia os alunos não pode ir. Mesmo assim, a viagem foi tranquila e satisfatória para os alunos. “Acho que o pessoal tirou um saldo positivo da viagem”, afirmou Mariana. A acadêmica revelou que as visitas que mais agradaram os alunos foram aos Tribunais. “A gente assistiu a uma sessão de julgamento da segunda turma do STJ e foi bem legal a audiência, deu para ver como funciona”, justificou.
Apesar do interesse, segundo Mariana, os acadêmicos que participaram ainda não programaram mais nenhuma viagem nos próximos meses. Para a realização da viagem, os alunos receberam ajuda da Decor Turismo, de Londrina, especializada em turismo e viagens acadêmicas. “Foram muitas horas de ônibus, entre 15 e 16 horas, mas valeu a pena”, finalizou Mariana.