Na tarde da Ăşltima quinta-feira (21), o secretário de Meio Ambiente, Gilberto SĂŁo JoĂŁo, compareceu Ă Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre o surto de borrachudos no municĂpio. Ele justificou que mesmo com a aplicação do larvicida, as condições climáticas sĂŁo muito propĂcias para a reprodução dos borrachudos. “Com essa seca, a alta temperatura, saindo do inverno agora, está ativando muito mais os borrachudos, Ă© um perĂodo em que normalmente há um aumento”, afirmou.
O secretário foi chamado pelo vereador Andrezinho da Farmácia (PSC) e explicou que os borrachudos são um problema ambiental. “Ele se reproduz dentro de água corrente com matéria orgânica”, explicou. A população também deve contribuir no combate descartando corretamente o lixo, não poluindo as águas e impedindo que o ciclo do borrachudo se complete. “São as condições ambientais que estão permitindo essa proliferação muito rápida”, declarou.
Gilberto garantiu que o larvicida está sendo aplicado mensalmente de acordo com o prazo indicado. As Ăşltimas trĂŞs aplicações foram em 19 de julho, 18 de agosto e na terça, 19 de setembro. A aplicação Ă© realizada por 64 colaboradores, que sĂŁo treinados e orientados para aplicar em 286 pontos no municĂpio. O funcionário da secretaria, Paulo Roberto de Oliveira, formado em CiĂŞncias BiolĂłgicas, acompanhou Gilberto na Câmara para os esclarecimentos. Ele Ă© o responsável por orientar os aplicadores e afirmou que caso o larvicida nĂŁo seja aplicado no dia certo, ele nĂŁo consegue impedir o ciclo. O funcionário tambĂ©m apontou as condições climáticas como uma das causas da proliferação. O secretário afirmou que ainda nĂŁo foram levantados quantos pontos já receberam a aplicação em setembro. Nos meses anteriores, ele afirmou que quase todos os colaboradores aplicaram o larvicida. “Se eu nĂŁo me engano, teve um ou outro sĂł que esqueceu de aplicar”, disse.Â