Na terça (19) e quarta (20), a Escola Municipal Sebastião Feltrin de Rolândia foi sede de uma atividade de formação administrativa na área de Educação para a região da AMEPAR (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema). Narcimélia Garcia Scarinci, avaliadora educacional do MEC em 42 cidades, foi quem conduziu a capacitação sobre planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação. “Nós apresentamos duas ferramentas para que o município possa ver se seu plano é viável e sustentável a curto, médio e até em longo prazo”, contou a avaliadora. O evento foi voltado aos secretários, coordenadores pedagógicos e diretores e contou com a presença de 14 municípios da Amepar – ao todo são 22.
Os participantes puderam ter contato com as planilhas e o sistema do MEC, que possibilitam diversos cálculos para avaliar se o plano de carreira é viável. “Você coloca o seu plano nesta planilha e ele vai dar todas as possibilidades: se ele está sendo sustentável, qual é a porcentagem que está sendo paga aos profissionais da educação, se está sobrando e quanto está sobrando para o MDE e as outras despesas que a Educação necessita”, explicou Narcimélia. “Colocando o plano no sistema também, você vai perceber se ele está sustentável, onde dá para adequar, se os 33% de hora atividade está sobrando ou faltando, você consegue ver por essas ferramentas”, completou.
A avaliadora afirmou que a aceitação dos participantes foi positiva. “Eles acharam fantástica a ferramenta, que consegue visualizar bem esse plano”, disse. Narcimélia também revelou que Rolândia foi escolhida como sede pela estrutura de qualidade da Sebastião Feltrin. “Não são todas as escolas que têm um laboratório de informática e e internet, o que precisamos para que o sistema possa trabalhar”, destacou.