Na última semana Rolândia foi sede de uma capacitação para coordenadores da Defesa Civil da região de Londrina, que faz parte da 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, ligada a coordenadoria estadual. A atividade teve duração de três dias, na terça (17) e quarta (18) com treinamento no laboratório de informática do Colégio Estadual Souza Naves e finalizando na quinta (19), com um trabalho de campo.
Segundo Cassandra Coninck Costa, 1° Tenente do Corpo de Bombeiros e integrante da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a capacitação teve o intuito de contextualizar os municípios sobre a Defesa Civil. Os coordenadores presentes também aprenderam, passo a passo, o preenchimento e lançamento de ocorrências e formulários online usados nas situações de desastre. Todos estes processos são feitos em um sistema que, de todo o país, só o Paraná possui. O “pai” do sistema informatizado da Defesa Civil, Misael Ferreira Borges, foi quem liderou as atividades da terça (17). A atividade também explicou como atuar e quem acionar nas situações de emergência e calamidade. “O objetivo foi de orientar e auxiliar o município, para eles saberem mexer no sistema, terem planos de contingência atualizados”, completou Cassandra.
Na quarta (18), a tenente e a soldado Gizele, do setor operacional, continuaram as atividades de treinamento. No último dia, quinta (19), a atividade saiu do laboratório e foi para a cidade, mostrando na prática como é o funcionamento do aplicativo em uma área de atenção selecionada em Rolândia. “Você vai e cadastra as residências e locais de risco, pode ser off-line mesmo e no momento que ficar online, ele atualiza o sistema”, explicou Cassandra. Com isso, os pontos são georreferenciados no sistema.
Paulo Gaffo, coordenador da Defesa Civil de Rolândia, enfatizou que a atividade é importante para o município, que foi escolhido como sede do treinamento por ser destaque na estrutura de Defesa Civil. Para ele, o intercâmbio com a Defesa Civil da Alemanha contribuiu muito para a organização. “Através disso estamos montando um modelo que vai ser modelo tanto para o Paraná como para o Brasil”, afirmou. No final de outubro, Gaffo e outros rolandenses irão à Alemanha para mais uma etapa do intercâmbio, visita que será retribuída em breve pelos alemães. “Eles querem fazer a Defesa Civil de Rolândia a melhor do Brasil”, afirmou o coordenador. Atualmente, a Defesa envolve 35 pessoas em Rolândia. Além de Gaffo, participaram das atividades representantes do Corpo de Bombeiros e servidores da Prefeitura de Rolândia.
Nova ferramenta
Cassandra Coninck Costa revelou uma novidade implantada pela Defesa Civil no Paraná na segunda (16). A tenente explicou que qualquer pessoa pode enviar uma mensagem para o número 40199, contendo o CEP, que pode ser residencial ou do trabalho, de uma localidade por mensagem, para saber se há algum tipo de alerta da Defesa Civil para o local. “Se você está em um ponto que vai ser crítico e vai ter uma chuva de granizo intensa, você pode se prevenir e receber esse alerta”, exemplificou.
Cassandra afirmou que a Defesa Civil conta com o apoio dos municípios para divulgar essa ferramenta entre a população. “A gente emite esses alertas com duas horas aproximadamente de antecedência, baseado no que o Simepar nos repassa”, revelou.