O novo museu de Rolândia, construído sobre a antiga estação ferroviária, terá uma ala especial destinada a essa construção que fez parte da história da cidade. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Pina, homenagear a estação ferroviária já estava no planejamento do novo museu. Pina revelou que, então, surgiu a ideia de convidar o artista plástico e muralista rolandense José Dias, que fará um mural interno sobre o tema, em uma área de cerca de 35m². “Ele irá retratar a antiga estação”, contou o secretário.
Dias já estava produzindo o mural do Rolândia Country Clube, projeto que valoriza o desenvolvimento histórico do município, quando surgiu o convite. O mural será executado dentro do “Muros da Memória”, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de 2017. O projeto prevê execução de murais em quatro localidades dentro da cidade e o ponto escolhido na área central ficou no novo museu.
Este espaço dedicado a estação atende a uma recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como compensação pelo município ter derrubado, há alguns anos, uma casa que era considerada patrimônio histórico. “O município tem como contrapartida ter dentro do museu esse cantinho”, explicou Pina. Para o secretário, a recomendação uniu o “útil e o agradável” ao homenagear a estação e respeitar a solicitação do IPHAN. O muralista compartilha da mesma opinião. “É bom porque a gente ajuda, de certa maneira, com o trabalho artístico nesta questão burocrática, de lei que o município precisa atender”, afirmou.
Dias revelou sua ideia para o mural. “Era um espaço de espera e de partida, porque era uma estação, então nada melhor do que representar pessoas”, declarou. “Nada melhor que ilustrar esse espaço de encontros, reencontros e partidas”, completou o artista. O muralista ainda contou que pretende representar o trem e as pessoas de acordo com as décadas em que esse meio de transporte foi usado. A previsão é que Dias comece o mural em cerca de dez dias, e a execução deverá levar de trinta a quarenta dias. Ele utilizará a técnica de costume, com tinta vaporizada e compressor, como o artista já faz em outros murais.
A expectativa é que o novo museu de Rolândia seja inaugurado ainda neste ano, em dezembro, ou no máximo até o aniversário da cidade, no dia 28 de janeiro. A construção já está na fase de acabamentos e para finalizar, só resta uma contrapartida do município, de cerca de R$ 30 mil.