O Lar André Luiz é uma instituição que atende 63 crianças em período integral. Por ser uma entidade filantrópica, sobrevive de doações da comunidade para alimentar os pequenos e manter seu funcionamento. Em atividade desde 1955, a instituição sempre enfrentou momentos difíceis financeiramente, mas sempre conta com a ajuda da população. “Temos as dificuldades, mas a gente vai balanceando e graças a Deus, sempre tem alguém para nos ajudar, nos socorrer”, afirmou Lourdes Rodrigues dos Santos Vidal, coordenadora pedagógica.
Segundo a coordenadora pedagógica, a maior necessidade que a instituição tem é de carnes. As crianças fazem quatro refeições no Lar: café da manhã, almoço, café e jantar. Lourdes contou que os cardápios são montados por uma nutricionista para atender a necessidade dos pequenos oferecendo uma alimentação balanceada, já que alguns têm alergias a determinados alimentos, apresentam índices altos de glicose e colesterol e até obesidade. As doações também pagam os salários dos 13 colaboradores que se dedicam à instituição, entre professores, cozinheiras, nutricionista, zeladoras, secretária e diretor.
Lourdes destacou que projetos como o realizado pelo Sicredi no Dia do Cooperativismo são muito importantes para a entidade. “Nós vamos interagir entre professoras, alunos, as crianças vão aprender como cuidar de uma horta e plantar também mudas de frutas”, afirmou a coordenadora pedagógica. Mesmo assim, a instituição ainda conta com a colaboração da comunidade. O Lar André Luiz está promovendo uma ação entre amigos para arrecadar fundos. No dia 18 de novembro, pelo valor de R$ 15, a população poderá adquirir uma deliciosa lasanha congelada e ajudar a instituição. A compra dos cartões pode ser feita diretamente na entidade. Quem também puder contribuir com valores em dinheiro ou alimento, pode ligar para o telefone 3255-1293 e agendar a retirada em casa ou levar diretamente a instituição, que fica na Rua Platina, 04, na Vila Oliveira.